Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/20 às 16h03 - Atualizado em 24/08/20 às 14h43

Projeto Territórios Culturais em base on-line está a todo vapor

COMPARTILHAR

O Projeto Territórios Culturais, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Secretaria de Educação (SEEDF), retomou suas atividades em formato on-line, disponibilizando a docentes da rede pública de ensino o uso de espaços culturais e museais no desenvolvimento de ações pedagógicas fundamentadas na educação patrimonial.

 

O projeto atende a Lei nº 4.920/2012 que dispõe sobre o acesso dos estudantes da Rede Pública de Ensino do DF ao Patrimônio Artístico, Cultural, Histórico e Natural do DF e fortalece a Política de Educação Patrimonial da Educação, instituída pela Portaria nº 265/2016.

 

O foco do Projeto junto aos estudantes é a construção de saberes relativos ao Patrimônio Cultural, nas vivências e atividades pedagógicas interdisciplinares que são oportunizadas nos Territórios, através da apreciação, da reflexão crítica, da experimentação e da fruição artística.

 

O nome “Territórios Culturais” vem do entendimento de que não se tratam apenas de espaços culturais ou equipamentos públicos de cultura, mas sim de territórios culturais na perspectiva da educação patrimonial – identidade, memória e pertencimento de um lugar/território.

 

O Projeto concretiza uma convergência entre as pautas das duas secretarias envolvidas, somando esforços no sentido de criar oportunidades para aprendizagem significativa sobre o Patrimônio Cultural aos estudantes. As temáticas trabalhadas refletem o recorte próprio de cada Território Cultural e dialogam com diversos objetivos de aprendizagem do Currículo em Movimento da Educação Básica.

 

Atualmente, o Projeto Territórios Culturais conta com quatro professores atuando nos seguintes espaços culturais: Memorial dos Povos Indígenas, Cine Brasília, Museu do Catetinho e Museu Vivo da Memória Candanga.

 

Em função do isolamento social, as atividades de atendimento estão acontecendo nas plataformas virtuais disponíveis pela Secretaria de Educação. Assim, escolas e professores que tenham interesse em aprofundar as dimensões da educação patrimonial com as suas turmas poderão fazer parcerias com os professores atuantes nos Territórios Culturais.

 

Para solicitar o agendamento, é necessário preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/E7bDFfCux1zFvPD16 e aguardar o retorno dos professores do Projeto. Confira os endereços eletrônicos a seguir:

 

Museu do Catetinho – educativo.catetinho@cultura.df.gov.br

Museu Vivo da Memória Candanga – mvmc@cultura.df.gov.br

Memorial dos Povos Indígenas – mpi.educativo@cultura.df.gov.br

Cine Brasília – projetosculturaiseeducativos@gmail.com