14/02/13 às 13h30 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Temporada Oficial da OSTNCS 2013

O concerto inaugural de 2013 integra a programação oficial do Ano de Portugal no Brasil

Na próxima terça-feira (19/02), será aberta a temporada de concertos 2013 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (OSTNCS) sob a regência do Maestro Claudio Cohen e com a participação de Pedro Burmester, um dos mais importantes pianistas da atualidade. Entrada franca.

A Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões trazem o consagrado músico português que, após apresentação com a OSTNCS, se apresenta no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No programa, Abertura da Ópera “O Amor Industrioso”, de João de Sousa Carvalho, compositor e músico português do século XVIII; Concerto em Lá Menor op.54 para Piano e Orquestra, de Robert Schumann; e 3 Episódios Sinfônicos, de Ney Rosauro (estreia mundial).

Sobre o pianista – Nascido na cidade do Porto, Pedro Burmester começou a tocar aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou mais de 1000 concertos solo, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, no seu país de origem e por todo o mundo. Ainda muito novo, foi premiado em diversos concursos internacionais.

Foi, durante dez anos, aluno da prestigiada pianista Helena Costa. Concluiu o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com nota máxima e, posteriormente, esteve nos Estados Unidos, onde trabalhou de 1983 a 1987 com Sequeira Costa (conceituado pianista clássico português), Leon Fleisher (renomado pianista, professor e maestro norte-americano) e Dmitry Paperno (pianista ucraniano mundialmente conhecido). Paralelamente, frequentou diversas masterclasses com pianistas muito famosos como Karl Engel, Vladimir Ashkenazi, T. Nocolaieva e E. Leonskaja.

Dedicou-se ainda à música de câmara e mantém, há alguns anos, um duo com o pianista de Jazz Mário Laginha. Já atuou com violinistas mundialmente conhecidos como Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista Antônio Saiote. Formou um grupo de pianos e percussões que tem se apresentado com grande sucesso em diversos festivais e concertos em Portugal.

Sua discografia inclui CDs solo com obras de Bach, Schumann, Schubert e Chopin. Gravou as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com o violinista Gerardo Ribeiro, gravou e editou a Sonata em Lá Maior, D959 de Franz Schubert e os Estudos Sinfônicos op. 13 de Robert Schumann.

Foi diretor artístico e de educação da renomada “Casa da Música”, localizada na cidade do Porto, projeto que ajudou a criar e a implementar. Atualmente é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na Escola Profissional de Música da cidade de Espinho e na Universidade de Aveiro.

Serviço:
Abertura da Temporada 2013 da OSTNCS
Concerto Pedro Burmester com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Data: 19 de fevereiro
Local: Sala Villa-Lobos