Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/14 às 17h14 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Temporada de “Liolà”, de Pirandello, estreia em Brasília

COMPARTILHAR

Com o apoio do FAC, comédia italiana do século XX terá 12 sessões

A partir de sexta (14), a peça italiana Liolà chega aos palcos da capital. Com o apoio do FAC, o espetáculo terá quatro sessões gratuitas no Espaço Pé Direito e oito sessões pagas, no Teatro Goldoni . Escrita por Luigi Pirandello no século XX, a peça marca a comemoração do 80º aniversário da conquista do Prêmio Nobel de Literatura pelo autor. A direção e adaptação são da italiana Anita Mosca.

A história gira em torno de Tio Simone, um homem rico que não tem herdeiros, apesar de estar no seu quarto casamento, e Liolà, um jovem camponês que já é pai de três filhos de mães diferentes. Suas vidas se cruzam quando duas mulheres que engravidam do jovem dizem que seus filhos são, na verdade, de Simone.

Escrita em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, a peça foi apresentada pela primeira vez no Teatro Argentina, na Itália. O público pode esperar um espetáculo que trará uma reflexão sobre a relatividade da verdade e sobre as máscaras do ser humano.

Luigi Pirandello

Nascido na Itália em 28 de junho de 1867, Luigi Pirandello é responsável por revigorar a arte dramática e cênica. Pirandello apresentava a crueldade das pressões sociais e a obrigação em construir enganos e mentiras para afirmar a própria sobrevivência. Guerra, humor, drama e crises existenciais são os ingredientes de um alucinante afresco “alla Pirandello”, uma lúcida análise da angústia e da neurose dos tempos modernos, dominada pela questão da identidade.

Serviço
Liolà

Local:
Espaço Pé Direito (Vila Telebrasília – perto da Unieuro) e
Teatro Goldoni/Casa D’Itália (EQS 208/209 Entrada pelo Eixo L – Metrô 108 Sul)

Datas e Horários:
Espaço Pé Direito – 14 a 16 de março – sexta e domingo, às 20 horas; e sábado às 17 horas e às 20 horas
Teatro Goldoni – De 20 até 30 de março – Quintas, sextas e sábados às 21 horas; e domingos às 20 horas.