Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/17 às 16h25 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Teatro para o Dia das Mães em Ceilândia

COMPARTILHAR

Espetáculo “Cora dentro de mim” volta de São Paulo e depois segue para o Rio em turnê nacional

A turnê do espetáculo “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”, realizado com apoio do FAC, evoca a força da Mulher e suas facetas na luta por um mundo sem violências, tão presente na obra de Cora Coralina. A turnê passa por Ceilândia neste sábado (13), às 21h, e no domingo (14), às 19h, no Teatro Sesc Newton Rossi.

Para celebrar o Dia das Mães, a produção do espetáculo está em contato com diversas entidades para promover acesso a mulheres que nunca foram ao teatro. Para idealizadora e intérprete do espetáculo, a atriz e escritora maranhense Lilia Diniz, “acolher é uma característica do feminino”. “Cora acolheu pessoas 'obscuras', foi mulher além do seu tempo e se fez dona de seu destino, e ao se identificar com profunda intensidade com todas que lutam para sobreviver em meio a opressão machista e sexista, nos convida a romper com a visão meramente romântica da 'figura mãe', postura essencial para a quebra das amarras que ainda oprimem muitas mulheres”, explica Lilia.

Depois de Ceilândia, o espetáculo teatral segue para o Rio, encerrando a temporada apoiada pelo Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do DF.

Vale a pena enfatizar que a peça contará com acessibilidade, com um intérprete de Libras e Audiodescrição, permitindo que pessoas surdas e cegas possam acompanhar o espetáculo.

O espetáculo

Premiado pela Funarte com o Prêmio Myriam Muniz/2014, “Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces é um espetáculo cênico-poético-musical, no qual os pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina, são costurados por meio de seus versos e contos. A encenação é permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha Cidade de Goiás. O espetáculo promove um estímulo aos sentidos e às memórias, conduzindo o público à casa da infância, com cheiro da comida da avó, o perfume da tia, o aconchego do colo do avô, como se ouvindo histórias de seus familiares, ao redor do fogão à lenha, enquanto o doce de banana, que é feito em cena, fica pronto para degustação ao final do espetáculo.

A atri Lilia Diniz diz que de 1996 até agora Cora Coralina passou a conduzi-la pelos caminhos da sua poesia. “Ela chegou pelas pessoas, as quais me emprestaram livros e me contaram histórias de suas visitas à casa velha da ponte, dos momentos entre um poema por ela recitado e um cafezinho ou doce servido naquela cozinha. O desejo de interpretar seus poemas e contos germinou, inevitavelmente, adubado pelo encorajamento daqueles que amam a escritora e seus laboriosos escritos forjados na lida com as plantas e suas flores e frutos, no calor do fogão à lenha e seus doces, sustento de suas publicações”, explica a idealizadora e intérprete do espetáculo.

Ela ressalta que Cora afirma ser mais doceira e cozinheira que escritora e a ensinou a necessidade da espera para o espetáculo ficar no 'ponto'. “Se achegaram dois seres encantados da música, Maísa Arantes e Léo Terra, com as notas que desde sempre ouvi nas paredes dos poemas. Cá estamos com doces, poemas, contos, cantigas… No ponto? Ainda não. Há muito o que se apurar. Servidas? Servidos?”, oferece.

Serviço:

“Cora Dentro de Mim – Plantando Roseiras & Fazendo Doces”

Onde: Teatro Sesc Newton Rossi (Centro de Atividades SESC Ceilândia – QNN 27 Área Especial Lote B – Ceilandia Norte)

Quando: Sábado (13/05, às 21h), e domingo (14/05, às 19h)

Quanto: R$ 5,00 (meia entrada)

Censura: 14 anos