Evento começou nesta quarta (27), na Sala Villa Lobos
A sala Villa Lobos do Teatro Nacional recebeu, nesta quarta-feira (27), a abertura da 3º Conferência Nacional da Cultura. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Essa edição da conferência, que será realizada no Centro de Convenções Brasil 21, até domingo (1º), amplia a participação da sociedade civil, com representação de cerca dos 70% dos delegados com direito a voto.
Esses participantes virão dos 26 estados e o Distrito Federal, no encontro mais representativo já realizado no País, para tratar das políticas públicas desse setor.
“Cada ente federativo desenvolve o seu plano de cultura. Dessa forma um município de 10 mil habitantes vai fazer seu plano de cultura e vai ter o seu fundinho de Cultura e vai ter um Conselho de Cultura com participantes da prefeitura e da sociedade civil, quando tiverem todos esses itens nos municípios e estados, nós vamos começar a transferir os recursos para as cidades e os estados”, detalhou a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
A Plenária Nacional, até domingo, reunirá cerca de 2 mil participantes, na busca por um consenso, no texto final, que listará as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais.
As discussões da 3ª CNC começaram em junho deste ano, com as etapas municipais e intermunicipais de debates, sendo que todo o processo de priorização de propostas já envolveu a participação de 450 mil pessoas, em todo país.
A Conferência reunirá 1.126 delegados com direito a voto, dentre os cerca de 2 mil participantes, previstos para a etapa nacional.
A ministra também falou sobre o Vale-Cultura, programa que tem alta adesão de empresas de pequeno porte. Ao todo 923 empresas aderiram ao programa e mais de 250 mil empregados poderão receber o benefício.
O objetivo do programa é facilitar o acesso dos trabalhadores aos produtos e serviços culturais, estimulando a visitação a galerias, museus, teatros, cinemas, shows e a compra de livros, revistas e outros produtos artísticos.
A ministra disse que é a favor de que o Vale-Cultura abranja TV por assinatura e jogos de vídeogame, porém, cedeu ao pedido de grupos culturais que argumentaram que as pessoas iriam deixar de ir a eventos culturais para pagar a assinatura da TV.
3ª Conferência Nacional de Cultura
Discussões e programação: de quinta (28) a domingo (1º), no Centro de Convenções Brasil 21