Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/13 às 20h02 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Sobradinho receberá 60 artistas durante “GDF junto de você”

COMPARTILHAR


Governo usou novas regras de contratação artística para contratar apresentações culturais

Os moradores de Sobradinho assistirão, durante o programa “GDF junto de você” que chega este fim de semana à cidade, diversas apresentações culturais diferentes. Grafite, shows musicais, teatro, dança e exibição de filmes estão entre as atividades previstas nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24).

Os 60 artistas selecionados foram contratados pela Secretaria de Cultura já a partir das novas regras de contratação artística, que respeitam o sistema de rodízio e têm cachês pré-estabelecidos.

“A principal conquista com o edital de credenciamento é a aproximação do artistas do governo. É um instrumento de valorização e reconhecimento do trabalho do artista e uma ferramenta indispensável para democratizar o acesso aos recursos públicos da cultura”, ressalta o subsecretário de Políticas e Promoções Culturais da Secretaria de Cultura, Dorival Gomes Brandão.

Serão 15 grafiteiros, 35 cantores, quatro grupos teatrais, três grupos de dança e três grupos de exibição de filmes.

No caso do grafite, esta é a segunda contratação dessa categoria realizada pelo governo. Na semana passada, em São Sebastião, outros 11 grafiteiros apresentaram seu trabalho. Todos eles foram contratados pelas novas regras, no sistema de credenciamento.

O GDF mudou as regras de contratação em agosto deste ano. Nos primeiros 30 dias de edital de credenciamento, o número de contratações cresceu quase 400%, sem que houvesse aumento nos gastos do governo com os artistas.

Ao todo, 127 artistas foram contratados para 12 eventos diferentes, a maioria deles pelo sistema de credenciamento.