Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/19 às 16h50 - Atualizado em 21/11/19 às 16h51

Sinfônica apresenta “Clássicos do Cinema” no Sesc Ceilândia

COMPARTILHAR

Concerto mais popular da OSTNCS relembra algumas das trilhas musicais de maior sucesso

 

Amantes da ação imortalizada pelas telonas têm encontro marcado com novas, velhas emoções na terça-feira (26). A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) vai apresentar no Sesc Ceilândia (DF) o concerto “Clássicos do Cinema”.

 

“As trilhas sonoras dos filmes, de Hollywood principalmente, são marcadas pela orquestração e o sinfonismo, como aprendemos com os estudiosos do assunto”, explica o regente Claudio Cohen.

 

O maestro refere-se ao uso de recursos de composição e execução de música por orquestras como elemento narrativo auxiliar das películas. Essa prática remonta ao cinema mudo, quando as projeções eram acompanhadas ao vivo por arranjos que procuravam marcar o ritmo das emoções ainda sem som.

 

Segundo o especialista de estética Pedro Bonfim Leal, por exemplo, no texto “A Música Como Elemento Narrativo: O Cinema e a Trilha Sonora”, essa tendência evoluiu com o tempo e, com o advento do som, no final dos anos 1920, em vez de a música evocar a atmosfera da cena, ela passou a ocupar funções específicas da narrativa.

 

Daí que “blockbusters” como “King Kong” (1933) e “E o Vento Levou” (1939) sejam marcos dessa mudança, tendo em comum a assinatura da trilha sonora por Max Steiner (1888-1971), um austríaco que emigrou para os Estados Unidos, ex-aluno do compositor Gustav Mahler (1860-1911).

 

Steiner é o autor de uma centena de trilhas para o cinema. Ele herdou de Mahler, um autor e regente do período romântico, estilo musical que trabalha com a evocação de afetos, a capacidade de emocionar a plateia ligada no enredo do telão.

 

Como frisa Bonfim, “ainda que demais elementos tenham sido frequentemente adicionados às composições sinfônicas no cinema, como o jazz, o peso do classicismo de ascendência especialmente romântica prevalece até hoje”.

 

 

Serviço

Concerto “Clássicos do Cinema”

Programa (duração de aproximadamente 80 min):
Ary Barroso – “Aquarela do Brasil”
Alan Silvestri – “Avengers”
John Williams – “Star Wars”
John Williams – “Raiders March”
Klaus Badelt – “Piratas do Caribe”
Fernando Morais – “Beatles Forever”
Van Halen – “Jump”
Marley – “Symphony”
Elmer Bernstein – “Magnificent Seven”
Ennio Morriconi – “Três Homens em Conflito”
Ciro Pereira – “Gonzagueana”
Lalo Schifrin – “Missão Impossível”
John Williams – “Superman March”
John Williams – “Highlights”
Marcos Cohen – “Queen Medley”

Regência: Claudio Cohen

SESC Ceilândia

26/11, 20h
Endereço: QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte, Brasília – DF
Telefone: (61) 3379-9500
Entrada Franca