Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/12 às 19h49 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

SIM-DF vai permitir captação de recursos para manutenção e recuperação de museus

COMPARTILHAR

Publicado no Diário Oficial do DF de 23 de outubro de 2012, o decreto que dispõe sobre o Sistema de Museus do Distrito Federal (SIM-DF) vai permitir que o Distrito Federal capte recursos para melhorar e aperfeiçoar os museus de Brasília.

Vinculado à Secretaria de Cultura do DF, o SIM-DF tem como objetivo, além de propor formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados à área museológica, implementar políticas de integração e incentivo aos museus sediados no DF, desenvolver programas de capacitação de recursos humanos para atuação nos museus, estimular propostas de realização de atividades educativas e culturais dos museus junto às comunidades, e incentivar a inclusão dos Museus do DF no Cadastro Nacional de Museus.

O SIM-DF será gerido por um Comitê Gestor composto por um coordenador, escolhido pelo secretário de Cultura do DF, representantes da Subsecretaria do Patrimônio Histórico, Artístico e cultural do DF, dos museus públicos do DF, dos museus públicos federais, dos museus privados, dos museus universitários, dos museus comunitários e ecomuseus; além de representantes das Secretarias de Educação, Turismo; e Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Os membros do Comitê Gestor serão eleitos no dia 12 de novembro, às 10h, na Sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

CONEXÕES IBRAM

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM-DF) realiza, de 5 a 7 de novembro, no Museu Nacional da República e na Biblioteca Nacional de Brasília o “Conexões IBRAM – conectando todos os museus do Brasil”.