23/05/16 às 18h38 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Seminários preparam eleições dos conselhos regionais

Evento começa nesta terça (24), por Samambaia, e chegará a todas as RAs

A Secretaria de Cultura realiza, entre os dias 4 de junho e 17 de dezembro, eleições para os Conselhos Regionais de Cultura nas 31 Regiões Administrativas do DF. A reestruturação dos conselhos regionais é uma iniciativa do Conselho de Cultura do DF, ao qual eles são vinculados, e tem o apoio da secretaria. Uma das mudanças previstas é na composição, que deixará de ser paritária (metade da sociedade civil e metade do poder público) e passará a ter oito representantes da comunidade, eleitos, e dois do Executivo – um deles o administrador regional.

O Conselho Regional de Cultura de Samambaia será o primeiro, com eleição para novos membros em 4 de junho. Para que os candidatos se apresentem, haverá um seminário nesta terça-feira (24), das 18h30 às 21h30, no auditório da administração regional. Na ocasião, também será compartilhada com o público uma proposta de reestruturação dos conselhos do Distrito Federal, e a população terá a chance de dar sugestões sobre o trabalho desses colegiados.

O grupo de Samambaia é um dos sete atualmente constituídos em Brasília. Os outros estão no Cruzeiro, no Gama, no Guará, em Santa Maria, em Sobradinho II e em Taguatinga. “A ideia é revitalizar os que existem e criar novos em todas as demais regiões administrativas”, conta a coordenadora de Formulação de Políticas Públicas de Cultura, da Secretaria de Cultura, Lívia Frazão.

As eleições serão realizadas sempre aos sábados pela manhã ou à tarde e a votação será por meio de cédulas. A apuração será nos locais de votação, feita pelos conselheiros do Conselho de Cultura do DF, com apoio da Secretaria de Cultura. Os interessados em se candidatar devem seguir requisitos que serão comprovados no ato da inscrição da candidatura.

O próximo evento já tem local e data: será na Administração Regional de Santa Maria, em 1º de junho, também das 18h30 às 21h30. A eleição na localidade está marcada para o dia 11 do mesmo mês.

Requisitos para se candidatar

– Mínimo de 3 anos de atuação comprovada na área cultural;