Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/13 às 20h41 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Seminário Internacional de Dança de Brasília começa neste fim de semana

COMPARTILHAR

O Seminário Internacional de Dança de Brasília 2013, que será realizado de 07 a 28 de julho, trará como uma das grandes novidades o estágio oferecido pela Tanz Atelier Wien (Áustria).

Este ano o evento contará com um time de professores de destaque internacional como Sebastian Prantl (Áustria), Roser Muñoz (Espanha), Vincent Gros (França), e Heather Dotto (Canadá), Marina Macura (correpetidora da Croácia), além da participação especial das companhias Lamondance (Canadá) e Tanz Atelier Wien (Áustria)

Gala de abertura

Sábado (13/07), será realizado o espetáculo de abertura do evento, às 21h, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, com a Cia. Lamondance (Canadá), que apresentará o espetáculo “Human”. Lamondance exibiu seus trabalhos em palco canadenses e internacionais, com performances em festivais e eventos como Vancouver Global Dance Project, Art Umbrella’s Sunday Performance Series, Move: the company, TanzArt Festival in Germany, Dancestreams, Art for Impact, Vancity Projects, One Night for 1 Day and the Cultch’s Ignite Youth Festival,entre tantos outros.

Lago dos Cisnes

Para encerrar o evento, o Seminário apresentará o Lago dos Cisnes, em duas apresentações nos dias 27 e 28/07. Nessa Gala de Encerramento, o elenco será formado por participantes do Seminário e bailarinos convidados (que compõem a companhia criada anualmente para os espetáculos do Seminário chamada de Dance 2000 Cia. de Dança), com a participação do solista convidado, LUIS RUBÉN GONZALEZ (CUBA) e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen

Programação paralela

Todos os anos, o Seminário cria eventos com programação alternativa no intuito de “inundar a cidade de dança”, afirma Gisèle Santoro. A programação conta com um Palco Livre (colocado na Praça Lúcio Costa- em frente ao Conjunto Nacional de Brasília- a partir de 10 de julho) com espetáculos diários e “aulões” com grupos convidados e participantes do DF e de outros centros, além de uma Maratona da Dança (um dia de apresentações ininterruptas, com participação do público presente) e o Brasília Dança! (Concurso com Júri Popular com premiação em espécie). Mas a programação paralela ainda terá mini-apresentações variadas no Metrô (Arte nos Trilhos), espetáculos em diversas administrações regionais (Circuito da Dança) e uma Feira da Dança montada a partir do dia 06/05, no Foyer da Sala Villa-Lobos.

Responsabilidade social

O Seminário desenvolve o programa especial “Dançar para Viver / Viver para Dançar”, dirigido às crianças carentes do Distrito Federal e de outros Estados da Federação, com aulas com os professores do evento.

Para 2013, além de Prêmios previstos no valor de até R$ 20.000,00, serão oferecidas mais de 10 Bolsas de Estudo e Estágios. E bolsistas selecionados poderão eventualmente receber uma passagem internacional e/ou um estipêndio mensal para sua manutenção no exterior.

Assessoria de imprensa – MARCOS LINHARES – 61 8405-8290 e Vitor Ferns – 61 9200 7710 (vitorferns@agenciac7.com / linhares@marcoslinhares.com.br)