Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/13 às 19h06 - Atualizado em 13/11/18 às 14h39

Segunda edição do FESTFAC reúne produção artística do DF

COMPARTILHAR

Dança, teatro, música, cinema e oficinas gratuitas estão na programação do festival

O II Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC) acontece de 4 a 15 de setembro com intensa programação cultural. Durante 12 dias, serão oferecidos gratuitamente à população, 47 atividades. Neste ano o FESTFAC acontece descentralizado, no Plano Piloto, Taguatinga e Gama nos espaços culturais: SESC Taguatinga Norte, SESC Gama, Funarte e Cine Brasília. Entrada franca.

“O FESTFAC chega à segunda edição como uma forma de oferecer à sociedade de Brasília o resultado da política de fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio do talento e da criatividade dos seus artistas”, disse o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

As atrações da programação foram selecionadas a partir de uma convocação aos beneficiários do FAC que desejassem realizar sua contrapartida no Festival. A iniciativa do evento é da Secretaria de Cultura, por meio da subsecretaria de Fomento, e está orçado em R$ 600 mil.

A proposta da organização é de que o FESTFAC integre o calendário cultural da Capital como uma demonstração das políticas públicas de cultura e da vigorosa produção artística local.

“O festival é a oportunidade de fazermos uma verdadeira prestação de contas dos recursos públicos investidos na produção cultural do DF e vai oferecer à população a possibilidade de consumir e fazer arte, com espetáculos e oficinas nas suas diversas linguagens”, ressaltou o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

Atrações

Um dos destaques do II FESTFAC é a Mostra Cinematográfica que vai reabrir o Cine Brasília em evento teste preparatório para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que começa dia 17 de setembro. Será realizada de 11 a 15 de setembro em sessão dupla, sempre às 19h e 20h. Na abertura da mostra, dia 11, serão exibidos os premiados filmes “Procura-se” do diretor Iberê Carvalho e “Louco por cinema”, dirigido por André Luiz Oliveira grande vencedor do FBCB de 1994. Os convites para a abertura devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Brasília.

A mostra reúne também as produções “A arte de andar pelas ruas de Brasília”, da diretora Rafaela Camelo; o documentário “Rock Brasília”, de Vladimir Carvalho; “Bem Vigiado” e “Ratão”, de Santiago Dellape; “Cru”, de Jimi Figueiredo; “Subterrâneos”, de José Eduardo Belmonte; e, “Deus”, de André Miranda. O longa “Faroeste Caboclo”, dirigido por Renê Sampaio, encerra a mostra no dia 15.

Diversidade cultural

A extensa programação conta com apresentações musicais, espetáculos teatrais, oficinas, leitura de textos, dança. Para participar das oficinas é necessário fazer a inscrição no site: www.fac.df.gov.br.

Entre os convidados do festival estão a banda Ataque Beliz e a cantora Ellen Oléria que se apresentam no SESC Gama no dia 5. No último dia do evento, 15, Ellen Oléria retorna ao palco com participação especial do rapper GOG.

Sobre o FAC

O Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997 e o atual regulamento é o Decreto 31.414/10. É o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido. Seus projetos são selecionados por Editais públicos.

Por meio do FAC, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo Distrito Federal sendo que em 2013 foram disponibilizados o recurso recorde de R$ 50 milhões.

A primeira edição do FESTFAC foi realizada em 2012 em comemoração ao aniversário de 21 anos do FAC e atraiu cerca de 3600 pessoas. Durante 15 dias foram realizadas 35 apresentações com média de público de 85 pessoas por atividade.

Confira a programação aqui.

Serviço

II FESTFAC – Festival do Fundo de Apoio à Cultura
De: 4 a 15 de setembro de 2013
Locais: SESC Gama, SESC Taguatinga, Funarte e Cine Brasília
Inscrições para Oficinas: oficina.festfac@gmail.com
Informações: 3325 5366 / www.fac.df.gov.br

Atendimento à Imprensa: festfac.imprensa@gmail.com
Ana Rodrigues (61) 9833.3158 / Maraísa Oliveira (61) 9619.6633