17/05/17 às 13h35 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Segunda edição do Brasília Junina será maior

Chamamento público seleciona 40 grupos. Inscrições até 31 de maio

Junho está chegando e com ele a segunda edição do Brasília Junina, repleta de novidades. O circuito deste ano será maior, com a contratação de mais quadrilhas e passará por mais cidades. Serão contratados 40 grupos, que se apresentarão em seis regiões administrativas: Paranoá, Ceilândia, Samambaia, Guará, Planaltina e Taguatinga. O aniversário do Boi de Seu Teodoro, no dia 23 de junho, em Sobradinho, também vai compor a programação. O circuito começa dia 16 de junho, em Ceilândia, e vai até o dia 23 de julho, em Samambaia. Cada RA vai receber seis quadrilhas, que se apresentarão por três dias: sexta, sábado e domingo, o que vai totalizar 19 dias de festa.

O edital do chamamento público está com inscrições abertas até o dia 31 de maio.

Cada RA vai receber seis quadrilhas, que se apresentarão por três dias: sexta, sábado e domingo, o que vai totalizar 19 dias de festa. Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, a ampliação do Brasília Junina em 2017 demonstra o interesse na criação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a cultura popular. “Neste ano, o Brasília Junina passará de projeto a política de Estado, que terá como objetivo principal o reconhecimento e o fomento à cadeia produtiva dos festejos juninos. Estamos trabalhando na elaboração desta política, que deverá ser apresentada ainda no mês junho”, diz.

A subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, reforça que, desde a primeira edição, tudo no projeto foi pensado e discutido com o movimento quadrilheiro do DF e Entorno. “Mais que um calendário oficial de festividades, o Brasília Junina vem proteger e celebrar um dos mais importantes patrimônios imateriais e uma das manifestações culturais mais genuínas e expressivas da nossa cultura popular, que envolve tradição, identidade e memória”, afirma.

Para participar, os grupos ou coletivos devem ter representante inscrita/o no Sistema de Cadastro Geral para Contratação Artística (Siscult), preencher a ficha de Inscrição e enviar a carta de anuência do grupo juntamente com o portfólio. A documentação deve ser entregue no Protocolo da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As quadrilhas selecionadas receberão, cada uma, R$ 12 mil para realizar as apresentações. O valor total do projeto é de aproximadamente R$ 900 mil, incluindo contratação artística, estrutura e pessoal.

Brasília Junina 2016

Realizada também por meio de chamamento público, a primeira edição do Brasília Junina, em 2016, foi um projeto inédito no DF. Foram selecionados 27 grupos, que se apresentaram em seis regiões administrativas: Ceilândia, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho e Plano Piloto entre os dias 23 de junho e 16 de julho. Além disso, os grupos e coletivos ministraram palestras e oficinas sobre esta expressão da Cultura Popular em escolas públicas do DF e Entorno. O público circulante em cada edição foi de aproximadamente 4 mil pessoas nas seis RAs.

Programação do Circuito Brasília Junina 2017

Ceilândia

16, 17 e 18 de Junho, a partir das 19h

Praça da Administração Regional