Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/13 às 13h09 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Secretários e gestores se encontram para discutir melhorias nos Pontos de Cultura

COMPARTILHAR

Encontro de Gestores Estaduais de Pontos de Cultura acontece em Salvador, reunindo representantes do MinC e parceiros do Programa Cultura Viva, por iniciativa da SecultBA

Uma das principais ações do Ministério da Cultura -MinC, o Programa Cultura Viva – responsável pelas políticas culturais de inclusão e cidadania em todo o país, através dos Pontos de Cultura -, será tema de discussão entre o MinC e secretários e gestores estaduais em Salvador. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, acontece o Encontro de Gestores Estaduais de Pontos de Cultura, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia, das 9h às 18h. Já estão confirmadas as presenças de representantes de 18 estados e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC-MinC), Márcia Rollemberg. Além de Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia, e do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Hamilton Pereira, mais cinco secretários de cultura de Estado já confirmaram presença.

“O processo de integração entre os parceiros para o aperfeiçoamento e qualificação da gestão do Programa Cultura Viva é fundamental. Este encontro na Bahia é parte de um processo contínuo”, afirma Márcia Rollemberg, relembrando que, em 2012, durante o Fórum Social Mundial, no Rio Grande do Sul, aconteceu o I Encontro Nacional do Redesenho do Programa, com presença de representantes do Ministério e do Fórum Nacional.

O objetivo do Encontro na Bahia, além do planejamento da agenda de 2013 do Programa, é ampliar o processo de discussão e melhoria na gestão dos Pontos de Cultura, através do fortalecimento da parceria e melhor definição de papéis dos Estados, importantes parceiros na garantia da capilaridade do programa. O Encontro de Gestores Estaduais de Pontos de Cultura é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC-MinC) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Além disso, também visa fortalecer a articulação e o intercâmbio de experiências entre os Estados , no tocante à gestão nacional dos Pontos de Cultura. Para a diretora da Cidadania Cultural- Coordenação dos Pontos de Cultura da Bahia, Cláudia Vasconcellos, “a grande expectativa do encontro é promover um intercâmbio de experiências estaduais e articular os estados para uma ação conjunta com o MinC”. Para ela, os estados devem participar mais nos debates sobre o redesenho do Programa Cultura Viva, de forma a contribuir mais ativamente na melhoria e do Programa, ampliando a parceria junto ao Ministério.

A proposta deste evento é dar continuidade ao debate sobre o Redesenho do Programa Cultura Viva, que ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília, visando qualificar os resultados do programa, além de definir estratégias que alcancem uma das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que é de atingir 15 mil Pontos de Cultura até 2020. Para a secretária da SCDC-MinC, Márcia Rollemberg, este Programa, criado em 2004, é um destaque dentro das políticas de base comunitária do Governo, assim como o Bolsa Família, o Saúde e o Água para Todos. “Na Cultura, este é o principal programa voltado para esta dimensão de inclusão e cidadania.

Um programa de dimensão nacional. Através dos Pontos de Cultura e das ações de apoio às culturas identitárias, damos visibilidade e reconhecemos todas estas vozes, à diversidade da cultura do Brasil”, finaliza.

Fonte: Secretaria de Cultura da Bahia