Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/19 às 20h01 - Atualizado em 3/09/19 às 10h06

Secretário visita sede da Rádio Cultura com o presidente da Fecomércio

COMPARTILHAR

Na tarde de hoje (02), o secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec) Adão Cândido, o presidente da Fecomércio DF, Francisco Maia e o diretor regional do Senac Antônio Tadeu Perón, realizaram visita técnica à nova sede da Rádio Cultura FM. O encontro teve como objetivo avaliar possibilidades de implantar melhorias no equipamento.

Localizada dentro do Espaço Cultural Renato Russo, a Rádio Cultura FM ganhou uma reestruturação em sua sede. A 100.9 foi remanejada para um local apropriado, ainda dentro do complexo, com maior espaço para abrigar os estúdios e equipamentos. Além de um edital com investimento de R$ 1 milhão para a gestão compartilhada do veículo, a Secec busca apoio para modernizar o equipamento, com a troca de equipamentos e modernização dos serviços prestados à população.

Durante visita guiada pelo diretor da FM, Walter Silveira, as autoridades conheceram as dependências da rádio e detectaram possíveis medidas de aperfeiçoamento, implementação de novas tecnologias (transmissores, micro-ondas, microfones, câmeras para transmissões ao vivo) e reformas na infraestrutura, como isolamento acústico, ar condicionado, e padrão para estúdios de rádio.

Walter explicou como funciona o dia a dia da rádio, apresentou a programação, a produção e apontou necessidades da estação. “Gostaríamos de ampliar o sinal, além do perímetro do Plano Piloto. Para isso, precisamos de transmissores potentes para transmitir a programação para todo o DF”, conta.

De acordo com Adão Cândido, o edital para a gestão compartilhada, lançado no dia 9 de agosto, pretende auxiliar no aperfeiçoamento da administração e contribuir para a modernização e produção da programação do equipamento cultural. “Uma das prioridades da Secec é continuar garantindo o direito à informação de qualidade através da radiodifusão e tecnologia como instrumentos de promoção da cidadania”, garante.

Nesse sentido, o secretário avaliou a possibilidade de garantir apoios alternativos, para agregar ao investimento do Edital de Chamamento Público. De acordo com o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, a instituição possui total interesse em apoiar o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços prestados pelo do veículo de comunicação.

Maia solicitou ao secretário a possibilidade de criação de laboratórios de rádio, conveniados com as universidades. “A estrutura e a trajetória da Rádio Cultura FM nos permite pensar em criar um centro de referência em cursos de locução para estudantes”, ressalta.

O líder da federação demonstrou total interesse em apoiar a modernização do equipamento, usando a tradição do veículo de comunicação pública do DF para capacitar e treinar novos profissionais para o mercado de trabalho do jornalismo para rádios.

Por fim, Francisco Maia pediu ao secretário Adão para avaliar o edital feito pela (Secec) e em seguida apresentar uma proposta de apoio financeiro, agregando ao investimento de modernização da rádio.

 

Fotos: Ludimila Barbosa SECEC DF

 

Leia também...