Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/19 às 19h21 - Atualizado em 12/07/19 às 9h54

Secretário solicita a Leandro Grass apoio para projetos culturais

COMPARTILHAR

Em reunião nesta quinta-feira (11), o secretário de Cultura Adão Cândido e o deputado distrital Leandro Grass falaram sobre incentivo a projetos culturais. Na ocasião, o líder da pasta indicou projetos que podem ser realizados por emendas parlamentares, como modernização da Rádio Cultura, pintura do Museu Nacional da República e Revitalização do Memorial dos Povos Indígenas.

Adão detalhou a situação dos equipamentos culturais e ressaltou o compromisso da gestão com a conservação e restauro do patrimônio tombado da capital, convidando o distrital a analisar alternativas de apoio para a revitalização das edificações.

Grass se propôs a visitar alguns equipamentos, assim como o Teatro Nacional e discutir com outros parlamentares a captação de recursos para a recuperação dos bens culturais. “É interessante pensar em formas de captação de recursos conjuntos, para revitalizar um grande número de equipamentos,” enfatiza.

O secretário também comentou sobre um importante mecanismo oferecido pela Secec, que é a LIC – Lei de Incentivo à Cultura, que concede isenção fiscal para empresas privadas que apoiam projetos culturais, estimulando o mercado criativo, por meio de isenção fiscal e expôs ao distrital os benefícios da iniciativa. O edital que foi lançado este mês, abre espaço para empresas privadas contribuírem com inclusão social e educação através da cultura.

Para Cândido, além das prioridades da gestão em relação ao restauro e conservação dos equipamentos, sintonizar a cultura com o empreendedorismo. “A Economia Criativa envolve uma série de atividades, com grande potencial de geração de emprego e renda, que devem ser estimuladas. É preciso fortalecer não só a produção cultural, mas toda a vocação de negócios das atividades”.