6/12/12 às 13h13 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

14º Cúpula Social do Mercosul

O evento aconteceu no Museu Nacional.

Secretário Hamilton Pereira participa da abertura da 14º Cúpula Social do Mercosul no Museu Nacional

Durante a abertura da 14ª Cúpula Social do Mercosul, nesta terça-feira (4), em Brasília, o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira destacou a participação social como elemento fundamental para uma verdadeira integração no Bloco.

Em discurso, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse que o aprofundamento da dimensão social é condição para avanço do processo de integração regional. “A aproximação entre os povos requer dimensão ampla, que vá além da dimensão comercial, utilitária. Precisamos trabalhar com foco na cidadania, para promover um espaço integrado com liberdades e garantias comuns”, declarou.

A promoção da cidadania e dos direitos sociais é essencial para diminuir as divergências entre os países do Mercosul e manter a unidade do bloco. O pedido de integração dos movimentos sociais dominou a abertura do evento. O encontro serve como preparação para a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e dos Estados Associados, que ocorrerá na próxima sexta-feira (7).