Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/19 às 9h49 - Atualizado em 12/11/19 às 10h09

Secretário discute projetos culturais com embaixador de Cuba

COMPARTILHAR

 

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) Adão Cândido recebeu nesta segunda-feira (11), em seu gabinete o Embaixador de Cuba Rolando Gómez González e o conselheiro da embaixada de Cuba, Fábio Simeón González. A pauta do encontro foi a reanimação do intercâmbio cultural entre Cuba e o Brasil e os projetos culturais para o próximo ano.

 

Na ocasião, o líder diplomático pediu apoio ao secretário para alguns pleitos culturais da embaixada, no sentido de promover ações conjuntas entre o corpo diplomático e o Governo do Distrito Federal. Com projetos que envolvem música, dança e arte, Gonzalez explicou a relevância dos projetos culturais, que podem funcionar mediante parceria com a Secec.

 

Entre os projetos sugeridos pelo embaixador, destacam-se uma mostra de filmes cubanos, um espetáculo da Orquestra Sinfônica Camerata Romeu – composta somente por mulheres – e uma apresentação de um grupo de dança cubano liderado pela bailarina Lizt Alfonso, que já se apresentou em lugares renomados, como a Casa Branca.

 

Também foi mencionada a possibilidade de realizar um intercâmbio entre a Feira Literária de Havana e a Feira do Livro de Brasília. “A ideia consiste em cada país convidar um autor para participar dos debates dentro da programação das duas feiras”, explica o embaixador.

 

Para Adão Cândido, as possibilidades de fomentar a cultura em conjunto com as embaixadas estão totalmente abertas e as tratativas estão se estabelecendo desde o início do ano. O líder da pasta ressalta a importância em estabelecer um bom relacionamento com as embaixadas, no sentido unir e enriquecer as atividades culturais em conjunto. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação e diálogo com todas as embaixadas. Temos o máximo de interesse em promover atividades culturais em conjunto”, declara.

 

 

Fotos: Ludimila Barbosa SECEC/DF