Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/19 às 22h04 - Atualizado em 25/02/19 às 22h04

Secretário de Cultura recebe Fórum de Culturas Populares

COMPARTILHAR

Representantes do Fórum de Culturas Populares do Distrito Federal se reuniram nesta segunda-feira (25) com o Secretário de Cultura, Adão Cândido, para falar sobre as políticas públicas para a área. No encontro, eles apresentaram uma carta com os principais pleitos do grupo.

 

No início da reunião, Adão Cândido falou sobre os principais eixos da gestão da Secretaria: Patrimônio, economia da Cultura e difusão Cultural. Ele pontuou que uma das principais preocupações é dar vida aos equipamentos públicos, com programações continuadas, que impactem na vida das comunidades. “Os espaços públicos devem ter uma serventia maior aos moradores, de maneira que promovam a inserção e o fomento das ações culturais”.

 

Cândido também destacou a necessidade de capacitação de empresários e agentes culturais para acesso a linhas de fomento distritais como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e federal (Lei Rouanet), que ele considera aliados da produção e difusão cultural. “Nossas linhas contam com regramentos específicos que privilegiam projetos menores”.

 

Entre as demandas apresentadas pelo Fórum está o mapeamento das expressões culturais relacionadas à cultura popular no DF e na região do Entorno. Para isso, segundo o secretário, é possível realizar junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um convênio que viabilize a catalogação e cartografia dessas manifestações.

 

O titular da pasta também lembrou a importância em se criar um calendário com todos os eventos de culturas populares do DF, a fim de viabilizar apoio do estado às iniciativas. Ele explicou que a organização dos eventos do segmento fortalece o setor. “Nosso objetivo é fomentar e difundir todas as manifestações culturais, valorizando as políticas públicas lineares e impessoais”, disse.