Obra será lançada terça (3), na Livraria Cultura do Casa Park
O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, mais conhecido como o poeta Pedro Tierra, lançará um novo livro nesta terça (3), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park. A obra A Palavra Contra o Muro oferece ao leitor um registro em versos dos seus anos de cárcere.
Pedro Tierra sentiu na carne a violência da ditadura e registrou-a em versos durante os anos de cárcere. Alguns desses poemas estão agora reunidos nesta antologia lançada pela Geração Editorial.
Os poemas de Tierra ainda ecoam os gritos, a coragem, o compromisso revolucionário dos militantes que se bateram contra o regime dos generais em tempos tão recentes.
A obra em alemão foi publicada em 1990. Na época, Zeit der Widrigkeinten, da Editora DIÁ, foi apresentada na Feira de Frankfurt, em 1994, quando o Brasil foi o país homenageado pela primeira vez.
O livro foi reeditado agora, em 2013, com o título A Palavra Contra o Muro e lançado na feira de Frankfurt deste ano, que novamente homenageou o Brasil.
Sobre o autor
Pedro Tierra, pseudônimo poético de Hamilton Pereira da Silva, cumpriu cinco anos de prisão (1972/77) por sua militância política, tendo sido torturado com amigos, alguns dos quais viu morrer.
Uma vez livre, passou a militar nos campos do sindicalismo e da cultura, sendo o atual secretário da Cultura do Distrito Federal.
Prêmios
Ao longo de sua trajetória, Pedro Tierra acumulou reconhecimentos e prêmios. Em 1978 recebeu menção honrosa de prêmio Casa de las Américas. Em 2001, recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima Poesia e Liberdade, da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Em 2012, foi agraciado com o mérito da Ordem Pública e Social do Distrito Federal e Ordem do Mérito Legislativo, da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Em novembro de 2013, Hamilton recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Brasília por sua luta em favor dos Direitos Humanos e da liberdade e pela “altíssima relevância de sua obra literária”.
Cargos administrativos
Além da literatura, Pedro Tierra (Hamilton Pereira) integrou a diretoria executiva do Partido dos Trabalhadores e a diretoria da Fundação Perseu Abramo – instituição que presidiu entre 2003 e 2007.
Foi secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, assessor da presidência da Agência Nacional de Águas e secretário de Cultura do Distrito Federal, em 1997, cargo que ocupa novamente, desde 2011.