Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/19 às 18h34 - Atualizado em 6/11/19 às 18h34

Secretário de Cultura e Economia Criativa recebe Embaixador de Moçambique para discutir projetos culturais

COMPARTILHAR

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Adão Cândido, recebeu nesta quarta-feira (6) o Embaixador de Moçambique, Gamiliel Mumguambe. Ele solicitou apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) na realização de caravana cultural em 2020, em comemoração ao 45º aniversário da independência do país africano.

 

A caravana, que terá início em São Paulo, passará por outras cidades até ter seu encerramento na capital federal. O embaixador explicou que o evento, programado para junho de 2020, contemplará exposições fotográficas, espetáculos de dança, feiras literárias, festivais de moda e gastronomia, entre outras atividades. Cândido demonstrou sua disposição em ajudar na realização do evento, disponibilizando os equipamentos culturais geridos pela Secec.

 

O titular da pasta de cultura aproveitou a ocasião para manifestar seu desejo de incluir o iminente escritor moçambicano Mia Couto em evento literário de grande porte no próximo ano. “Uma Master Class com Mia Couto durante a Feira do Livro, por exemplo, reforçaria a divulgação da cultura moçambicana em Brasília, ao tempo que atrairia uma maior participação do público brasiliense”, concluiu o secretário.

 

As autoridades discutiram ainda possíveis parcerias em outros projetos que ocorrerão no próximo ano, como o aniversário de 60 anos de Brasília, em abril, e o Dia da África, em maio. O Secretário assegurou ao representante de Moçambique o firme apoio da Secec aos projetos culturais do país, e reforçou os laços da língua portuguesa que unem os dois países.