Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/16 às 16h19 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Secretaria realiza atividade na Casa Abrigo

COMPARTILHAR

Secretaria realiza atividade na Casa Abrigo pelo Dia das Crianças

Piscina de bolinhas, pula-pula e futebol de sabão – essas são algumas das brincadeiras que a Secretaria de Cultura disponibilizou na Casa Abrigo no dia 14 de outubro para celebrar o Dia das Crianças. A ação da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC-DF) ainda contou com a discotecagem da DJ Donna, que já participou de uma atividade semelhante no começo deste ano, quando a SCDC-DF realizou um Baile de Carnaval no espaço. Ao longo do dia 14, foram oferecidas brincadeiras como guerra de cotonetes, escorregador inflável, mesa de pebolim, barraquinhas de pipoca, mini cachorro quente e algodão doce.

A Casa Abrigo é um equipamento público da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos humanos (Sedestmidh) que acolhe mulheres em situação de violência doméstica e em risco de morte. As mulheres permanecem acolhidas na Casa por até três meses com seus dependentes – meninos até 12 anos e meninas sem limite de idade a fim de lhes oferecer proteção e segurança.

O local oferece suporte psicopedagógico e disponibiliza atividades físicas e lúdicas para as abrigadas e seus/as filhos/as, além de oficinas que possam gerar emprego e renda. Também há apoio jurídico e articulação com uma rede de serviços em outras áreas, como saúde, educação e assistência social.

A ideia de oferecer atividades lúdicas e culturais para as mulheres e crianças abrigadas surgiu da percepção de que as famílias atendidas pelo Programa Casa Abrigo/DF, de um modo geral, precisam resgatar seus vínculos afetivos, a fim de transformar suas experiências de vida. Em consonância com esta proposta, ressalta-se o fato de que ter uma boa construção intelectual e cultural é relevante para a vivência humana, ainda que, e principalmente, em uma situação delicada como a de abrigamento.