12/12/16 às 19h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Secretaria lança quatro prêmios para valorização do artista local

Iniciativa distribuirá premiações de R$ 15 mil para Igualdade de Gênero, Culturas Populares, Hip Hop e Cultura Afro-brasileira

A Secretaria de Cultura vai lançar nesta quinta (15), por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em parceria com a Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC-DF), quatro prêmios inéditos: Igualdade de Gênero na Cultura, Culturas Populares, Hip Hop e Cultura Afro-brasileira. A cerimônia acontecerá no Museu Nacional da República, às 19h, e vai contar ainda com apresentações do Grupo Cultural Obará, Boi de Seu Teodoro, Bboy Papel e DJ Jamaika. As inscrições para cada prêmio serão simplificadas, e os/as candidatos/as não precisarão de Cadastro de Ente e Agente Cultural (CEAC) para concorrer.

Os prêmios são de reconhecimento das atividades prestadas pelos grupos, coletivos, organizações e personalidades, ou seja, não é necessário apresentar nenhum projeto futuro ou ter cumprimento de objeto para se candidatar. Inclusive, é possível a auto-indicação ou a indicação de outras pessoas físicas e jurídicas para os prêmios.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, destacou a importância desta iniciativa inédita e desburocratizada no DF: “Precisamos valorizar os agentes culturais da nossa cidade, reconhecer seus esforços em promover a tão rica cultura da capital. Estes prêmios são simbólicos nesse sentido”, reforça.

O subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha, destaca este novo momento do FAC: “Os últimos editais foram simplificados, lançamos o FAC regionalizado, e agora, com os prêmios, temos a oportunidade de atingir um público ainda mais específico, tendo em vista que não há obrigatoriedade de CEAC”.

Jaqueline Fernandes, subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural complementa: “São públicos historicamente invisibilizados mas que contribuem muito para a identidade brasiliense, e este momento é fundamental para darmos esse reconhecimento.”

Cada prêmio possui uma quantidade específica de categorias e selecionados por categoria, mas cada premiado receberá o valor de R$15 mil.

Prêmios

Igualdade de Gêneros na Cultura: vai selecionar grupos ou organizações de mulheres jovens e adultas, urbanas e rurais, que promovam a igualdade de gênero, com reconhecida atuação no Distrito Federal. Serão entregues 10 prêmios para cada categoria:

I. Grupos ou organizações de mulheres formalmente constituídos, com ou sem fins lucrativos, (Associações, Organizações Não Governamentais, Fundações, empresas e outras instituições do gênero), inscritas há dois anos ou mais no CNPJ, contados a partir da data de publicação deste edital. A entidade deverá ter a sua diretoria constituída por maioria de mulheres.

II. personalidades, grupos ou Comunidades de mulheres sem constituição jurídica própria, ou seja, coletivos organizados, mas sem registro como pessoa jurídica de qualquer natureza.

Culturas Populares: vai selecionar Mestras, Mestres e Grupos ou Comunidades das Culturas Populares e Tradicionais com reconhecida atuação no Distrito Federal. Serão oferecidos dez prêmios para a categoria I e cinco para a categoria II, de acordo com os critérios abaixo:

I – Mestras e Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e Tradicionais, que podem ser pessoas físicas ou Micro Empreendedor Individual – MEI com grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam e comprovada participação em atividades culturais há, no mínimo, 20 anos;

II – Grupos ou Comunidades com ou sem constituição jurídica própria, envolvidos diretamente com as expressões culturais populares com comprovada participação em atividades culturais há, no mínimo, três anos.

Hip Hop: vai selecionar personalidades, grupos ou organizações que trabalham com as expressões deste movimento divididos em três categorias:

I – Indivíduos dedicados às expressões da cultura Hip Hop, com reconhecimento das comunidades onde vivem e atuam, e comprovada atuação no meio;

II – Grupos/Coletivos sem constituição jurídica envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais do Hip Hop;

III – Coletivos organizados como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais do Hip Hop. Inscritos há 02 anos ou mais no CNPJ.

Serão oferecidos dez prêmios individuais, quatro para grupos e coletivos sem constituição jurídica, e um para coletivos que constituem pessoa jurídica sem fins lucrativos.

Culturas Afro-brasileiras: vai premiar personalidades artísticas, grupos ou organizações que realizam atividades relacionadas ao fortalecimento e à promoção continuada das expressões culturais afro-brasileiras, em quaisquer modalidades. Também serão duas categorias, com 10 prêmios para cada:

I – Pessoa Física – personalidades pessoa física ou grupos/coletivos sem constituição jurídica, organizados segundo suas tradições, mas sem registro como pessoa jurídica de qualquer natureza, envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais afro-brasileiras;

II – Pessoa Jurídica – grupos organizados como pessoa jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos (Associações, Organizações não Governamentais, Fundações, Empresas etc), envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais afro-brasileiras, inscritos há dois anos ou mais no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Serviço

Lançamento dos Prêmios Igualdade de Gênero na Cultura, Culturas Populares, Hip Hop e Cultura Afro-brasileira

Quando: 15 de dezembro, às 19h

Onde: Anexo do Museu Nacional da República