17/12/18 às 11h46 - Atualizado em 17/12/18 às 11h53

Secretaria inaugura Complexo Cultural Samambaia

Criada no final da década de 80, a jovem região administrativa XXI inaugurou seu mais novo espaço cultural neste final de semana, nos dias 15 e 16 de dezembro. Construído em uma área de quatro mil metros quadrados, o Complexo Cultural Samambaia, localizado no Centro Urbano da cidade, conta com um cine/teatro, espaço para a biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso.

Confira as fotos: https://bit.ly/2EpZIOU

Coordenado pela Secretaria de Cultura, com apoio do Conselho Regional de Cultura, o Complexo recebeu a população com uma programação variada para todos os gostos. Foram dois dias com música, poesia, teatro, feira artesanal e oficinas diversas.

A construção do Complexo foi articulada pela Secretaria de Cultura e Administração Regional de Samambaia, em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) e investimento de R$ 4,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal.

Já a gestão e programação do espaço serão feitas com a participação da organização da sociedade civil, associação Imaginário Popular, escolhida através de edital de chamamento público. A organização terá orçamento de R$ 550 mil para planejar e coordenar, em parceria com o governo, a programação do espaço durante 12 meses.

Assim como o recém-inaugurado Complexo Cultural de Planaltina, o Complexo Cultural Samambaia faz parte das ações estruturadas pelo Lugar de Cultura, programa criado pela Secretaria de Cultura, através da Lei Orgânica da Cultura (LOC), que recupera, fortalece e requalifica os equipamentos culturais púbicos sob sua gestão.

A arquitetura moderna, multifuncional e sustentável fará do Complexo Cultural Samambaia um grande palco para diversas linguagens artísticas e trará um impacto positivo no segmento da economia criativa e na qualidade de vida da comunidade.

* No dia 17 dezembro, às 19h, o Complexo receberá uma ação do Programa Cultura Educa, projeto que conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação. O filme As bicicletas de Belleville  será exibido para turmas do ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos – EJA – das escolas de Samambaia.

Serviço:

Cinema Cultura Educa – As bicicletas de Belleville
Dias: 17/12

Horário: 19h às 22h (Teatro);
Local: QD 301, CJ 05, LT 01, Centro Urbano – Samambaia/DF – CEP: 72.300-543
Entrada franca / Classificação livre para todas as idades

Sobre o filme:

As Bicicletas de Belleville é um filme longa-metragem de animação franco-belga-canadense-britânico dos gêneros drama-comédia e aventura, dirigido por Sylvain Chomet, e que estreou em 18 de maio de 2003. O filme concorreu ao Oscar de melhor filme de animação e de melhor canção original (“Belleville Rendez-Vous”) em 2004.

Sinopse: Três cantores idosos ajudam uma avó e seu cachorro a resgatar um ciclista que foi sequestrado pouco antes de competir na Volta da França.