16/01/18 às 15h09 - Atualizado em 13/11/18 às 15h08

Secretaria de Cultura paga R$ 6,8 milhões do FAC

A Secretaria de Cultura efetuou nesta segunda-feira (15/01) novos pagamentos dos projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) aos proponentes que se encontravam aptos para recebimento. Foram liberados R$ 6.858.380,34 para o pagamento de 90 projetos do FAC, sendo 40 do edital Regionalizado, 25 do Ocupação, 19 do Áreas Culturais, 3 do Manutenção de Grupos e 1 do Audiovisual. Foram pagos também 2 projetos do Conexão Cultura DF de 2017. Até o final de janeiro, será realizado outro grande bloco de pagamentos que chegará a mais de R$4,8 milhões.

“Com o pagamento de praticamente todos os projetos aptos conseguimos fechar o ano de 2017 com um nível de execução muito alto, de mais de R$ 43 milhões, um recorde histórico. Fechamos o ano porque esse orçamento não sai do que temos previsto para 2018, que está garantido e será muito maior”, afirma o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Além disso, após a aprovação da Lei Orgânica da Cultura (LOC), se inicia uma nova forma de repassar os recursos do FAC em 2018. A Secretaria de Fazenda efetuará depósitos mensais de um duodécimo do valor anual de todo o montante que o Fundo tem direito por lei na conta da Secretaria de Cultura. Isso possibilitará que os pagamentos sejam feitos diretamente aos proponentes, sem a mediação da Fazenda, o que tornará o processo mais rápido.

“Agora vamos focar na conclusão dos editais 2017, para divulgar os resultados finais e já executar os pagamentos. Além disso, depois do carnaval, já em março, temos que iniciar as discussões dos próximos editais do FAC 2018”, explica Thiago Rocha, subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural.