Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/13 às 20h22 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Secretaria de Cultura prepara projeto de incentivo à circulação cultural

COMPARTILHAR
Produções de artistas locais serão premiadas nas categorias teatro, fotografia e música

Projeto “Gira Cultura” elaborado pela Secretaria de Cultura vai estimular a circulação de obras artísticas no Distrito Federal. Com a medida, a população terá acesso aos trabalhos em espaços situados na própria comunidade.

“O Gira Cultura tem a intenção de democratizar o acesso das pessoas aos bens culturais. A ideia é valorizar o artista popular”, explica Hamilton Pereira, secretário de Cultura do Distrito Federal.

O Projeto

A Secretaria de Cultura preocupada em estimular a produção local de bens culturais e o acesso da população ao consumo cria o Gira Cultura. O Projeto que será lançado neste mês (06/2013), tem por desdobramento a geração de trabalho e renda para as regiões beneficiadas.

O Projeto está divido em três fases: inscrição, seleção dos trabalhos e realização de seletivas musicais, apresentações teatrais e mostra fotográfica em Brasília e nas regiões administrativas de Ceilândia, Gama e Taguatinga.

Para a seleção dos trabalhos serão feitos três concursos em cada área – fotografia, teatro e música, na plataforma web. A escolha será feira por comissões temáticas compostas por especialistas na área, além da participação popular.

Com o resultado da seleção, será formada a agenda cultural do Gira Cultura que terá em sua programação a composição de um acervo fotográfico de 45 fotos, duas peças teatrais e 48 músicas autorais de artistas/grupos/ bandas musicais atuantes no cenário musical da cidade.

Interessados no concurso cultural de fotografia trabalharão com o lema “Sua esquina como você vê”, com os temas “Nosso Povo” e “Praças e Parques. Os concorrentes na área teatral devem observar como temática principal as características da comunidade local. A área musical têm por premissa a apresentação de música autoral.

Leia também...