Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/16 às 14h46 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Editais de prêmios recebem inscrições até 1º de fevereiro

COMPARTILHAR

FAC concederá prêmios em quatro linhas para valorizar os artistas locais

Foi publicado no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (16) os editais dos prêmios: Igualdade de Gêneros na Cultura, Cultura Afro-brasileira, Culturas Populares e Hip Hop. O lançamento destes prêmios inéditos no Distrito Federal aconteceu ontem no Museu Nacional da República, e contou com a participação de representantes de todas as áreas contempladas. “Este é um momento histórico para a Cultura do DF, pois os prêmios reconhecem e valorizam os agentes da cultura local de forma direta”, afirmou a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, durante a cerimônia, que ainda contou com apresentações culturais do Boi de Seu Teodoro, Grupo Cultural Obará, BSB Girls, Bboy Papel e DJ Jamaika.

Perguntas mais frequentes

Baixe os editais:

Retificações dos Editais de Prêmios FAC (11/1/2017)

Edital do prêmio Cultura Afro-brasileira
Edital do prêmio Igualdade de Gêneros na Cultura
Edital do prêmio Culturas Populares
Edital do prêmio Hip Hop

Formulário de inscrição do prêmio Cultura Afro-brasileira
Formulário de inscrição do prêmio Igualdade de Gêneros na Cultura
Formulário de inscrição do prêmio Culturas Populares
Formulário de inscrição do prêmio Hip-Hop 

Modelo de Carta de Representação

As inscrições acontecerão entre os dias 19 de dezembro de 2016 e 1º de fevereiro de 2017, preferencialmente pelo e-mail: premiosfac@cultura.df.gov.br, ou pessoalmente no protocolo da Secretaria de Cultura, no endereço: SCN – VIA N2 – Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro. Para concorrer, é preciso enviar uma documentação simplificada, que inclui apenas:

I – Formulário de indicação;

II – Porfólio – cartazes, folders, fotografias ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, folhetos, matérias de jornal, sítios da internet, outros materiais), relacionados às contribuições já realizadas na área selecionada;

III – Carta de apoio da personalidade ou grupo/coletivo, comprovando o conhecimento da indicação para premiação;

IV – Carta de representação com assinatura dos membros do grupo/coletivo indicando a liderança, pessoa física, que os representa, conforme modelo disponibilizado no Anexo I do edital (apenas para indicação de grupos/coletivos);

V – Outros documentos que o/a responsável pela indicação julgue que possam auxiliar na avaliação da indicação.

Cada pessoa física ou jurídica poderá apresentar apenas uma proposta de indicação, caso apresente mais de uma, será considerada apenas a primeira, exceto se houver pedido de desistência da proposta de indicação inicialmente enviada antes do término do período de inscrição.

Prêmios

Igualdade de Gêneros na Cultura: vai selecionar grupos ou organizações de mulheres jovens e adultas, urbanas e rurais, que promovam a igualdade de gênero, com reconhecida atuação no Distrito Federal. Serão entregues 10 prêmios para cada categoria:

I. Grupos ou organizações de mulheres formalmente constituídos, com ou sem fins lucrativos, (Associações, Organizações Não Governamentais, Fundações, empresas e outras instituições do gênero), inscritas há dois anos ou mais no CNPJ, contados a partir da data de publicação deste edital. A entidade deverá ter a sua diretoria constituída por maioria de mulheres.

II. personalidades, grupos ou Comunidades de mulheres sem constituição jurídica própria, ou seja, coletivos organizados, mas sem registro como pessoa jurídica de qualquer natureza.

Culturas Populares: vai selecionar Mestras, Mestres e Grupos ou Comunidades das Culturas Populares e Tradicionais com reconhecida atuação no Distrito Federal. Serão oferecidos dez prêmios para a categoria I e cinco para a categoria II, de acordo com os critérios abaixo:

I – Mestras e Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e Tradicionais, que podem ser pessoas físicas ou Micro Empreendedor Individual – MEI com grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam e comprovada participação em atividades culturais há, no mínimo, 20 anos;

II – Grupos ou Comunidades com ou sem constituição jurídica própria, envolvidos diretamente com as expressões culturais populares com comprovada participação em atividades culturais há, no mínimo, três anos.

Hip Hop: vai selecionar personalidades, grupos ou organizações que trabalham com as expressões deste movimento divididos em três categorias:

I – Indivíduos dedicados às expressões da cultura Hip Hop, com reconhecimento das comunidades onde vivem e atuam, e comprovada atuação no meio;

II – Grupos/Coletivos sem constituição jurídica envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais do Hip Hop;

III – Coletivos organizados como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais do Hip Hop.

Inscritos há 02 anos ou mais no CNPJ.

Serão oferecidos dez prêmios individuais, quatro para grupos e coletivos sem constituição jurídica, e um para coletivos que constituem pessoa jurídica sem fins lucrativos.

Culturas Afro-brasileiras: vai premiar personalidades artísticas, grupos ou organizações que realizam atividades relacionadas ao fortalecimento e à promoção continuada das expressões culturais afro-brasileiras, em quaisquer modalidades. Também serão duas categorias, com 10 prêmios para cada:

I – Pessoa Física – personalidades pessoa física ou grupos/coletivos sem constituição jurídica, organizados segundo suas tradições, mas sem registro como pessoa jurídica de qualquer natureza, envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais afro-brasileiras;

II – Pessoa Jurídica – grupos organizados como pessoa jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos (Associações, Organizações não Governamentais, Fundações, Empresas etc), envolvidos em ações de fomento, formação e difusão das expressões culturais afro-brasileiras, inscritos há dois anos ou mais no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.