Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/18 às 11h47 - Atualizado em 12/11/18 às 17h14

Cultura lança edital de apoio ao Carnaval 2019

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal abre o processo de seleção de projetos culturais e artísticos para o Carnaval de Rua 2019, como parte do processo de desburocratização e modernização dos modelos de financiamento e produção desta que é a maior manifestação popular espontânea brasileira.

 

Confira aqui o edital: Apoio as Atividades de Carnaval de Rua 2019

 

Publicado hoje no Diário Oficial do DF, o Edital Apoio a Atividades Carnavalescas de Rua do Distrito Federal 2019 tem o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais para o período da Festa de Momo, promovendo a valorização da cultura popular e a democratização do acesso aos recursos públicos.

 

O valor total do edital é de R$ 3,6 milhões. Os projetos culturais, com toda documentação exigida, deverão ser exclusivamente protocolados em envelope lacrado, aos cuidados da Comissão de Julgamento Específica das Atividades Carnavalescas do Carnaval 2019, até as 18h do dia 22 de novembro de 2018, no Protocolo da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, dentro do prazo de inscrição estabelecido.

 

Serão disponibilizadas quatro linhas de apoio a atividades de pequeno, médio e grande porte. Os eventos deverão ocorrer no Distrito Federal, em período obrigatoriamente compreendido entre os dias 1º de fevereiro a 10 de março de 2019, ofertados de forma gratuita sem cordões, ou seja controle de entrada ou áreas de restrição para público selecionado.

 

Segundo Daniela Diniz, Subsecretária de Promoção e Difusão Cultural, a Secretaria de Cultura acredita no sucesso desse novo modelo de fomento ao carnaval. “Com a transferência direta de recursos para os blocos cada carnavalesco, dentro da sua singularidade, pode desenvolver melhor suas atividades para o carnaval”, destaca.

 

Desde 2017, com a publicação da Política do Carnaval de Brasília, a Secretaria de Cultura busca desburocratizar a organização da festividade, valorizar a diversidade e espontaneidade das manifestações artísticas e zelar pelo ordenamento da ocupação do espaço público durante os dias de folia, considerando sempre como máxima do Carnaval um evento público  e democrático.

 

 

Edital e anexos:

 

Edital nº 19/2018 – Apoio as Atividades de Carnaval de Rua

 

Anexo I – Requisitos Específicos

 

Anexo II – Ficha de Inscrição

 

Anexo III – Planilha Orçamentária Edital Blocos

 

Anexo IV – Termo de ajuste

 

Inscrições no Protocolo da Secretaria de Cultura do Distrito Federal – SCN Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília–DF, CEP 70.070-200