10/10/19 às 17h41 - Atualizado em 10/10/19 às 18h20

Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai divulgar equipamentos na 1ª Feira do Estudante

Evento programado para final do semestre letivo pretende reunir no Mané Garrincha estudantes, famílias, escolas e fornecedores

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF quer aproveitar a 1ª Feira do Estudante para promover ações de comunicação pública com o objetivo de divulgar para a população seus equipamentos e a mais recente inovação da gestão, pioneira no país, que é a interligação das bibliotecas públicas e escolares do DF. Esse catálogo on-line permitirá, quando plenamente implantado, a busca e empréstimo de livros nas bibliotecas públicas e escolares de Brasília e salas de leitura sob os guarda-chuvas da Secec, da Secretaria da Educação e das administrações regionais.

“Queremos também promover uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, pois muitos estudantes nunca tiveram a oportunidade de assistir a um concerto”, disse em encontro hoje (10) com os organizadores da iniciativa o secretário Adão Cândido no gabinete da Biblioteca Nacional de Brasília.

O objetivo da Feira, segundo o organizador do evento Danillo Ferreira, é reunir num mesmo local estudantes e famílias, representantes de escolas e fornecedores de material escolar, uniformes e outros serviços, inclusive com a montagem de estandes com “outlets” com produtos a preços atraentes.

Entre os temas previstos estão discussões sobre profissões, estágios e primeiro emprego, uso pedagógico de redes sociais e dicas sobre o Enem, principal porta de entrada para o ensino superior de qualidade. Estão previstas 150 apresentações distribuídas nos quatro dias, incluindo bate-papos num café literário, uma rádio local anunciando as ações durante o dia e até um espaço “geek”, além de um concurso de “cosplay”.

Do lado social, 50 ônibus serão colocados à disposição de escolas públicas para levar diariamente 2 mil estudantes para o Mané Garrincha. “Eles terão acesso às arquibancadas. Tenho certeza que muitos nunca tiveram a oportunidade de entrar ali”, endossa um dos curadores da ação Tody Moreno.

Entre as entidades que devem confirmar participação e apoio à 1ª Feira do Estudantes estão, além da Secec, as Secretarias de Educação, Juventude e Turismo. Assinam o material de divulgação do evento o Sinepe-DF (das escolas particulares), a Aspa-DF (de pais e alunos), Sebrae e Senai.

1ª Feira do Estudante
Estádio Nacional de Brasília