7/06/19 às 16h24 - Atualizado em 7/06/19 às 16h24

Secretaria de Cultura e Economia Criativa publica lista de contemplados Conexão Cultura DF

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Secec, divulgou a lista dos projetos contemplados no mês de maio no programa Conexão Cultura DF, para viagens a partir de julho. Ao todo, os nove selecionados receberão investimento de R$ 266.824,24.

As três modalidades do edital – participação em eventos, capacitação e circulação -, vão beneficiar 13 atividades que serão realizadas no Brasil e no exterior. Segundo a subsecretária de Economia Criativa da Secec Érica Lewis, os projetos aprovados vão levar ações culturais do DF para África do Sul, Argentina, Chile, Cuba, França e Grécia, e para três estados do Brasil: Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.

Ela explica que ao todo, 33 agentes culturais foram beneficiados com o programa, sendo que só um deles já havia sido contemplado por esta linha de fomento. “A ideia é ampliar e democratizar o acesso dos produtores de todo o DF aos programas da Secec, de maneira a garantir que cada vez mais pessoas possam produzir e realizar seus trabalhos dentro e fora do Brasil”, diz.

Confira a lista dos projetos contemplados:

Participação em eventos:

• Espetáculo O Lá (5 beneficiários) Teatro – Escola de Teatro da Universidade de Valparaíso, Chile, e Festival Bio Bio Teatro Abierto, em Los Angeles, Chile. Valor: R$ 60.000,00;
  • Grupo Sai da Frente (4 beneficiários) Música – Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Centro Cultural Chau Che Clú, Argentina. Valor: R$ 13.809,00;
  • Filme O Mistério da Carne, de Apoteótica Cinematográfica LTDA (4 beneficiários) Audiovisual – Durban International Film Festival, África do Sul. Valor: R$ 44.164,00;
  • Coletivo Vaga-mundo Poéticas Nômades (4 beneficiários) Artes Visuais – Conferência internacional Made of Walking, Prespes, Grécia. Valor: R$ 32.603,44;
  • Coletivo Antônia (5 beneficiários) Teatro – Encontro da Red Latinoamericana de Creación Escénica para los Primeros Años em Santiago, Chile.Valor: R$ 34.010,00;
  • Liselena Dalla Corte (1 beneficiário) Artes Visuais – Exposição no Carrousel Du Louvre – Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris, França. Valor: R$ 11.948,14.

Circulação:

• Afoxé Ogum Pá – A força do Ijexá (7 beneficiários) Cultura Popular – Festival internacional em Santiago de Cuba, Cuba. Show na Casa do Samba de Roda de Dona Dalva Damiana em Cachoeira, Bahia. Mostra de Arte Negra em Cavalcante, Goiás. Valor: R$ 58.289,72;

Capacitação:

• Pedro Ribeiro (1 beneficiário) Teatro – 3 cursos no Centro de Teatro do Oprimido CTO, Rio de Janeiro, RJ. Valor: R$ 6.000,00;
  • Chico Furtado (1 beneficiário) Audiovisual – Curso de roteiro da Academia Internacional de Cinema, Rio de Janeiro, RJ. Valor: R$ 5.999,94.

Conexão Cultura DF

O Programa Conexão Cultura DF é uma política pública, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal que visa à inserção da produção artística e cultural de Brasília em eventos no Brasil e no mundo.

Basicamente, o programa possui linhas voltadas à participação em eventos e destinadas aos agentes ou grupos culturais que pretendam participar de festivais, feiras, mercados, seminários, congressos ou rodadas de negócios, que podem ser de circulação nacional, internacional ou mista, com apresentações e exibições artísticas e culturais, em circulação nacional, internacional ou mista de agentes ou grupos artísticos e culturais.