21/11/12 às 18h27 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Secretaria de Cultura do DF convoca toda a comunidade cultural para elaboração do Sistema de Cultura do DF

Uma iniciativa inédita do GDF vai mobilizar artistas e entidades culturais das diversas áreas para elaboração do Sistema de Cultura do DF, que se realiza entre os dias 24 de novembro a 09 de dezembro, sempre no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A Consulta Pública tem por objetivo ouvir a sociedade civil sobre temas considerados fundamentais para a construção da política cultural do Distrito Federal, tais como; Sistema de Cultura do Distrito Federal, Plano de Cultura do Distrito Federal, os Colegiados Setoriais e o Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

A participação dos representantes culturais e comunidade será relevante para elaboração de projetos de lei (Sistema e Plano), alterações de decretos (FAC e Colegiados Setoriais) e outras normas, conceitos e fundamentos que irão contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas para a cultura do Distrito Federal. Entre, participe, contribua!

A Secretaria de Cultura do DF apresenta a Consulta Pública “Cultura – Direito social básico, pilar do desenvolvimento sustentável” que tem como objetivo ouvir a sociedade civil sobre temas considerados estruturantes para a construção da política cultural do Distrito Federal. São eles: o Sistema de Cultura do Distrito Federal, o Plano de Cultura do Distrito Federal, os Colegiados Setoriais e o Fundo de Apoio a Cultura (FAC). A sua participação irá subsidiar o desenvolvimento de projetos de lei (Sistema e Plano), alterações de decretos (FAC e Colegiados Setoriais) e outras normas, conceitos e fundamentos que irão contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas para a cultura do Distrito Federal. Entre, participe, contribua!

*Calendário de atividades consulta pública presencial

Etapa 01
Local: Auditório da Câmara Legislativa do DF

Data/Horário: 24/11/2012 – Das 9hs ás 19hs.
Seminário o FAC que queremos. A fim de aperfeiçoar os mecanismos de fomento à cultura no DF, a Secretaria de Estado de Cultura abre consulta pública para debater a estrutura e os marcos legais que norteiam o Fundo de Apoio à Cultura – FAC. Este primeiro encontro iniciará o processo de consulta que terá prosseguimento por meio do site e será encerrado em uma segunda reunião presencial em meados de dezembro.

Data/Horário: 25/11/2012 – Das 9hs ás 12hs
 Constituição dos Colegiados Setoriais Mobilizados Os Colegiados Setoriais serão formados por grupos de vinte representantes de cada área cultural de diferentes setores artísticos cadastrados oficialmente. Os colegiados vão analisar, propor e debater diretrizes e políticas públicas para a cultura. Constituem a instância oficial de interlocução dos Setores Artísticos com a Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal.

Para participar basta preencher a ficha de inscrição no site www.consultapublicacultura.com.br

No dia 25 de novembro, os colegiados que tiverem a presença de 20 pessoas cadastradas serão instituídos. Mobilize seu setorial! Informes sobre a agenda da Consulta Pública: Nas próximas etapas presenciais estão previstas as discussões sobre Sistema de Cultura do Distrito Federal e Plano de Cultura do Distrito Federal Dia 12/12/12, ás 12hs, no Foyer da Sala Villa Lobos, o Governador Agnelo Queiroz e a Ministra Marta Suplicy assinarão o acordo federativo pelo qual o Distrito federal adere ao Sistema Nacional de Cultura.

Mais informações em www.consultapublicacultura.com.br