Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 18h59 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Secretaria de Cultura debate propriedade intelectual

COMPARTILHAR

Conversa promovida pela MPA convidou estudantes de escolas públicas do DF

A Motion Picture Association da América Latina (MPA-AL), em parceria com o Governo do Distrito Federal, promoveu nesta sexta-feira (09), uma sessão de cinema especial para cerca de 350 alunos de escola públicas do DF no Cine Brasília. Antes do filme, eles participaram de um debate sobre a importância da propriedade intelectual e a estreita ligação com o processo criativo e inovador.

“Temos que ter atenção quanto à liberdade de criação e à proteção de quem criou. O compromisso com o Estado é com a fixação de normas e incentivo à produção cultural pensada e trabalhada, e não aquela que produzida industrialmente e que será esquecida no próximo fim de semana”, afirmou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, presente ao debate.

Ele diz que a Secretaria de Cultura se interessa pelo debate e que há pontos em que a sociedade deve prestar mais atenção, como o futuro da propriedade intelectual em conjunto com as novas normas de tecnologia e as novas plataformas. “As políticas públicas de cultura devem ser atadas à educação. É pelos meios pedagógicos que essa meninada recebe as mensagens culturais”, explicou.

“É nosso dever levar a reflexão sobre a propriedade intelectual aos alunos da rede pública. Faz parte da formação do cidadão compreender como nossa sociedade procede com relação ao tema”, expôs o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar.

“A ausência de proteção à propriedade intelectual não só desestimula o processo criativo, como também limita a opção de quem busca produtos diferenciados e inovadores, além de afetar inúmeros empregos”, destacou o diretor-geral da MPA-AL, Ricardo Castanheira.

Depois do debate, os alunos receberam sacos de pipoca e assistiram ao filme “A rede social”, que conta a história da criação do Facebook.