Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/13 às 20h57 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Secretaria de Cultura convoca coletiva para lançamento do Projeto Gira Cultura

COMPARTILHAR

Gira Cultura WEB

No próximo dia 09 de julho (terça-feira), o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, e o deputado federal licenciado, Geraldo Magela, farão o anúncio de lançamento do Projeto Gira Cultura. A coletiva ocorrerá no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, às 10h.

“O Gira Cultura amplia os princípios definidores das políticas públicas de Cultura que estamos colocando em prática no Distrito Federal, que são a descentralização dos investimentos; a democratização do acesso aos recursos; e, a garantia da diversidade cultural que Brasília abriga. Estimula especificamente a circulação de bens e serviços culturais produzidos por artistas locais”, ressalta o Secretário de Cultura Hamilton Pereira.

 

Para o deputado federal licenciado, Geraldo Magela, apoiador da cultura do DF, o projeto valoriza os artistas locais. “Esses artistas precisam mostrar o seu trabalho e o Gira Cultura vai proporcionar que a população do DF conheça os novos talentos e os profissionais que já lutam há anos para se firmar no mercado local”, destaca Magela.

O parlamentar é o responsável pela destinação dos recursos para a realização do Projeto.
O projeto Gira Cultura está em sua primeira edição e busca promover, incentivar e ampliar a produção local de bens culturais por meio de ações que premiem os artistas locais, além de proporcionar o acesso a cultura a toda população do Distrito Federal.

Serão realizados três concursos temáticos fotografia, teatro e música em plataforma web com a participação popular que atuará nos respectivos processos seletivos por meio de votação via web.

Desse conjunto de concursos resultará um acervo fotográfico composto de até 45 fotos, duas peças teatrais já produzidas ou em produção, 15 artistas/grupos/bandas musicais selecionados na categoria de novos talentos do DF. Nos estilos sertanejo, gospel, MPB, rock e samba.

Esse rol de conteúdo (fotografia, peça teatral e musica) comporá a Agenda Cultural do Projeto Gira Cultura que circulará no conjunto das cidades alvo pelo período de 10 dias em cada cidade.

O QUE É O GIRA CULTURA

O Gira Cultura é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura do DF em parceria com o Ministério da Cultura, que visa promover a democratização cultural por meio de cinco eventos culturais com atividades musicais, teatrais, e um concurso de fotografia que culminará em uma exposição itinerante pelas cidades do Distrito Federal.

Após selecionados, por meio de votação pelas redes sociais e pelo site oficial do projeto, os artistas se apresentarão e exporão suas obras nas cidades de Planaltina, Taguatinga, Gama, Ceilândia e Plano Piloto.

Serão selecionadas duas (2) Companhias Teatrais, sendo uma de teatro infantil, que farão duas apresentações em cada uma das cidades, quarenta e cinco (45) fotografias que serão expostas por 10 dias em cada cidade por onde passará o projeto e (15) músicos/bandas para se apresentarem de forma segmentada nas mesmas cidades.

Para se inscrever basta preencher o formulário de inscrição disponibilizado no site do projeto.

Certifique-se de estar dentro de todos os requisitos previstos no regulamento. Os inscritos terão um perfil no portal GIRA CULTURA que será disponibilizado em breve para o início das votações do público pelas redes sociais.

Maiores informações: festivalgiracultura.com.br