Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/19 às 10h34 - Atualizado em 11/04/19 às 15h16

Secretaria de Cultura e Unesco formalizam parceria para revitalização do Complexo Cultural Três Poderes

COMPARTILHAR

Em parceira com a Organização das Nações unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a Secretaria de Cultura lança hoje (11) dois editais para contratação de consultoria especializada para revitalizar o Complexo Cultural Três Poderes. A parceria acontece no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional n° 914BRZ4020, denominado “Fortalecimento e modernização das políticas públicas de Cultura no DF”.

 

As consultorias têm como objetivos principais o desenvolvimento de estudos, análises, diagnóstico e proposições para revitalização dos equipamentos culturais localizados na Praça: Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa e Panteão da Liberdade e Democracia Tancredo Neves que compõem o Complexo Cultural Três Poderes no Distrito Federal.

 

Para o subsecretário do Patrimônio Cultural Cristian Brayner a nova gestão tem buscado, em ações como essa, valorizar o patrimônio da cidade. “Em 2020 nossa capital completa 60 anos de existência e todos esses espaços fazem parte da memória afetiva do brasiliense. Por isso, acreditamos ser de suma importância a revitalização dos nossos espaços culturais”, conclui.

 

Brasília é reconhecida como cidade criativa pelo design e que a capital oferece uma infinidade de possibilidades de aproveitamento de seu potencial cultural e turístico, como a utilização de espaços públicos para a realização de exposições, feiras e eventos. A revitalização da Praça dos Três Poderes, por exemplo, é o primeiro passo para organizar a cadeia produtiva da Cultura, fomentando e valorizando o que já é produzido pelos artistas locais.

 

Em síntese, esses produtos contratados subsidiarão a Secretaria de Estado de Cultura na identificação de boas práticas museológicas e de salvaguarda, nacionais e internacionais, e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico territorial para subsidiar a reformulação conceitual e técnica do Complexo Cultural Três Poderes no Distrito Federal.

 

Já existe uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Unesco que visa a realização de estudos para reforma e adequações dos espaços e equipamentos tombados da capital. A Praça dos Três Poderes, ponto mais visitado pelos turistas que vêm à Brasília, será o primeiro local a receber as benfeitorias no piso e adequações de acessibilidade.

 

Termo_de_Referencia_TR_01_-_Revitalização do Complexo Cultural Três Poderes

 

Termo_de_Referencia_TR_02_-_Revitalização_do_Complexo_Cultural_Três_Poderes_

Leia também...