2/09/16 às 16h18 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Secretaria aproxima gerentes de cultura das políticas da pasta

Encontro é estratégico para fortalecer atuação das regiões administrativas no setor cultural

Continuando o esforço para capilarizar e ampliar o alcance ds políticas públicas da Secretaria de Cultura, o secretário Guilherme Reis recebeu nesta sexta (2), mais um grupo de gerentes de cultura e representantes de dez regiões administrativas do Distrito Federal. No encontro, foram colocadas estratégias para potencializar a divulgação das atividades realizadas nas cidades e ainda serviu para tirar dúvidas e levantar soluções acerca de várias políticas estruturantes.

Entre as questões levantadas, debateu-se desde a importância da realização de chamamento público para circulação de artistas do DF em eventos públicos e a descentratlização de recursos de emendas parlamentares para as administrações. “Temos feito com frequência essa descentralização de recursos e isso é fundamental para fortalecermos essa nossa política continuada”, destacou o secretário.

Os gerentes de cultura presentes também puderam dirimir suas dúvidas e compreender os processos que ocorrem em várias áreas da secretaria. Entre eles está o novo bloco de editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que será lançado na próxima semana com ênfase na regionalização dos projetos; os avanços jurídicos de desburocratização em relação ao novo decreto do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e a Lei Orgânica da Cultura, que está em vias de ir para apreciação pela Câmara Legislativa.

Entre os encaminhamentos da reunião, está o agendamento de um encontro específico para tratar de chamamentos públicos e execução de emendas parlamentares com as áreas técnicas da secretaria.