Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/19 às 11h23 - Atualizado em 4/07/19 às 11h38

Secec recebe coleção de pinturas em homenagem à Brasília

COMPARTILHAR

Na tarde desta quarta-feira (03), o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, Cristian Brayner, recebeu o artista plástico Salveci dos Santos para formalizar a doação de obras para serem expostas nos equipamentos culturais do Distrito Federal.

 

No encontro, o artista de Santa Maria doou 6 obras de sua exposição “Apópsi”. De acordo com Cristian Brayner, as imagens serão expostas no Espaço Cultural Renato Russo, que fica localizado na quadra 508 Sul, no início de agosto.

 

Para Brayner, a iniciativa do artista plástico brasiliense é uma forma de destacar a produção artística local, e integra as ações para o aniversário da cidade, em 2020, e possibilita a oportunidade de novas doações, não só de obras de arte, mas como de acervos e arquivos bibliográficos. “A Secec está programando uma série de ações para 60 anos da capital e a doação da coleção para o Espaço Renato Russo marca a primeira iniciativa”, ressalta.

 

De acordo com o artista plástico, a concessão das imagens simboliza a valorização da cultura local, contribuindo para o cenário cultural e histórico do DF. As telas a óleo fazem alusão aos pontos turísticos e culturais de Brasília e transformam os monumentos da cidade em arte moderna, com referências e características da capital. “A arquitetura da capital federal é muito mística. Pode-se ver nela a física, biologia, a teologia, astrologia, a filosofia e o manifesto dos mistérios da criação”, explica.

 

A expectativa de Salveci dos Santos é que outros artistas locais sigam seu exemplo e busquem a Secec para que seja criado um acervo de obras e que elas fiquem expostas em museus, centros culturais e outros locais históricos da cidade. “Temos ótimos artistas em várias áreas, música, teatro, escultura, pintura, fotografia e outras. É fundamental que esses trabalhos sejam valorizados pelo estado e estejam à disposição da população”, ressalta.

 

Por fim, Brayner manifestou sua consideração pela ação voluntária do artista para o fortalecimento da cultura local e informou que a Subsecretaria de Patrimônio Cultural receberá doações voluntárias. “A Secec tem muito interesse em receber as obras, e a equipe está preparada para analisar com celeridade todas as doações para que sejam expostas em nossos equipamentos”, conclui.

 

Quem desejar realizar doações de obras de arte e acervos de livros para os equipamentos culturais da Secec poderá fazer via agendamento prévio pelo telefone (61) 3325-6169.