Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/19 às 10h25 - Atualizado em 11/09/19 às 10h27

Secec promove seminário para discutir a retomada dos desfiles das escolas de samba

COMPARTILHAR

Dando seguimento aos diálogos prévios sobre os preparativos do carnaval de 2020, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) realiza, no próximo dia 12 de setembro, no Auditório do Museu Nacional da República, o “Seminário das Escolas de Samba”. O evento reunirá membros dos órgãos públicos do Distrito Federal e agentes culturais para debater os eventos para o próximo ano e a retomada dos desfiles das escolas de samba.

 

Com o objetivo de democratizar o diálogo entre os atores envolvidos na produção da folia, o encontro abrirá espaço para elencar as prioridades para o carnaval. Nesse sentido, serão debatidos temas pertinentes à manifestação cultural, com apresentações de pesquisas e dados estatísticos sobre o impacto cultural e econômico gerado durante as festas em 2019.

Comandando pela subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC) e Assessoria de Articulação de Política Cultural da (Secec), o seminário contará com a presença de autoridades de órgãos públicos do DF, como a CODEPLAN, além do presidente da União das Escolas de Samba do Distrito Federal, Dilson Marimba.

 

O encontro também terá espaço para que cada escola dos grupos de acesso, especial e blocos de enredo contribuam com sugestões. Participarão do encontro as escolas Império do Guará, Unidos da Vila Planalto, Unidos do Lago Sul, Acadêmicos da Asa Norte, Aruc, Águia Imperial da Ceilândia, Bola Preta de Sobradinho, Acadêmicos de Santa Maria, Candangos do Bandeirante, Gigante da Colina Unido da Vila Paranoá, Mocidade do Gama, Unidos do Varjão, Ac. Do Riacho Fundo II, Capela Imperial, Aruremas, Unidos do Riacho Fundo I, Unidos de Vicente Pires, Coruja Serrana, Mocidade do Valparaíso, Colibri de São Sebastião e Dragões de Samambaia.

 

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, uma das prioridades da gestão é retomar o trabalho das escolas de samba e reascender umas das maiores manifestações culturais brasileiras, através de desfiles realizados na arena tradicional do samba, situada na Região Administrativa de Ceilândia, “Ceilambódromo”. “Vamos investir de modo maciço para a ascensão dos desfiles das escolas de samba do DF, que consequentemente vai beneficiar a cultura e movimentar a economia local”, enfatiza.

 

Confira a programação completa:

Seminário das Escolas de Samba
Data: 12 de setembro, quinta-feira
Local: Auditório do Museu Nacional da República
Horário: 08h30 às 18h

• 8h30 coffee break
• 9h00 credenciamento
• 9h30 composição da mesa de autoridades e abertura do secretário de Cultura e Economia Criativa – Adão Cândido
• 10h00 – Apresentação da Pesquisa Codeplan
• 10h15 – Apresentação da Secretaria – Linhas gerais da retomada dos desfiles
• 10h30 Mesa redonda com a União das Escolas de Samba – Uniesbe e abertura para fala de um representante do grupo especial e um do grupo de acesso
• 12h00 Respostas e considerações finais da mesa
• 12h30 intervalo para almoço
• 14h00 Formação de Grupos Temáticos – Sugestões para o formato e organização dos desfiles 2020
• 16h00 intervalo para coffee break
• 16h20 Apresentação dos grupos
• 17h00 Encaminhamentos e considerações finais
• 18h00 encerramento