Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/19 às 14h37 - Atualizado em 9/09/19 às 14h37

Secec promove cinco oficinas de capacitação para o edital FAC Mais Cultura 2019

COMPARTILHAR

Apresentações serão feitas em quatro RAs além do Plano Piloto; Inscrições para concorrer ao fomento vão de 30/9 a 15/10

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) irá realizar cinco encontros para apresentar o FAC Mais Cultura 2019, lançado no último dia 2 de setembro. O edital, que tem inscrições abertas de 30 de setembro a 15 de outubro, prevê o investimento de R$5,5 milhões.

 

As oficinas serão promovidas pela Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural (Sufic) em Planaltina, Núcleo Bandeirante, Pôr do Sol/Sol Nascente, Samambaia e Plano Piloto. A equipe irá apresentar o edital e esclarecer dúvidas dos agentes culturais do Distrito Federal. As capacitações serão gratuitas. Confira onde no link abaixo:

 

Locais das oficinas

 

“Não se trata de uma oficina para ensinar a fazer projetos, mas de uma leitura do edital para esclarecer as principais dúvidas”, explica o coordenador do FAC, Luiz Henrique Fernandes Souza. Ele comenta que a ideia é que os agentes culturais compreendam as linhas a fim de inscreverem seus projetos naquela modalidade mais adequada.

 

Nas oficinas serão abordados temas como:
– O que é o FAC e como acessar os recursos.
– Nova legislação (Lei Orgânica da Cultura e Decreto 38.933/2018)
– Linhas de apoio do edital FAC Mais Cultura 2019
– Procedimento de inscrição
– Documentos que devem compor o projeto
– Requisitos
– Impedimentos
– Etapas que compõem a seleção
-Utilização do sistema de inscrição “Editais.Cultura”

 

Edital FAC Mais Cultura 2019
O Mais Cultura tem como objetivo valorizar produções de agentes culturais das Regiões Administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e também contribuir para descentrar e democratizar acesso a recursos disponibilizados pelo FAC. A previsão é que sejam investidos R$5,5 milhões em até 103 projetos distribuídos entre 48 linhas de apoio. Os projetos contemplados na seleção serão realizados em até dois anos. A expectativa é de que 700 proponentes se inscrevam.

 

Essa linha do FAC contempla artes plásticas, visuais ou fotografia, artesanato, design e moda, audiovisual, manifestações circenses, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, leitura, escrita e oralidade, música, ópera e musical, patrimônio histórico e artístico material e imaterial e teatro.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail selecao.sufic@cultura.df.gov.br