4/12/20 às 17h46 - Atualizado em 4/12/20 às 17h46

Secec obtém pontuação máxima em transparência

Texto/Edição: Ascom Secec

04/12/2020

17:49:00

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) foi premiada no Índice de Transparência Ativa (ITA), que tem por objetivo estimular a publicação de informações de interesse público, desde endereço e formas de contato telefônico àquelas relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores. A Secec obteve 100% no indicador, equiparando-se no topo a outros órgãos e entidades públicas do Distrito Federal. A informação foi divulgada no dia 3 de dezembro pela Controladoria-Geral do DF em suas redes sociais.

A ouvidora da Secec, Kamila Vicenzi Andrade, assumiu o posto em maio de 2020 com a tarefa de fazer subir o índice, então em 47%. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Mato Grosso, pós-graduada em Gestão Pública e em Controladoria e Finanças Públicas, arregaçou as mangas e fez valer seu gosto pelos números. Ela recebeu o resultado “com muita felicidade e gratificação”, afirma a servidora empossada em 2018.

“Realizamos diversas atualizações conforme o Guia de Transparência Ativa, bem como melhorias e adequações na forma como as informações eram dispostas no site, para facilitar o acesso do cidadão”, explica ela. “Houve um grande avanço no campo Institucional, nas Ações e Programas e em Licitações e Contratos”, avalia. Já anotada em sua agenda está a tarefa de aprimorar a seção Perguntas Frequentes no site. “Vai ajudar cidadão e cidadãs na procura de informações ou dúvidas recorrentes”, acredita.

“A ouvidoria é um serviço público de inestimável importância, tanto pela pandemia que impede contatos presenciais, como pelo fato de a Cultura ter sido o setor mais afetado pela Covid-19. Pela nossa página, agentes culturais têm acesso a informações fundamentais, como as ligadas à Lei Aldir Blanc, por exemplo”, argumentou o Secretário-Executivo da Secec, Carlos Alberto Junior.

O Índice geral de Transparência do Distrito Federal, no todo, saltou de 84% para 90% este ano, “o maior índice já alcançado“, destacou o controlador-geral do DF, Paulo Martins. “Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Governo do Distrito Federal conseguiu evoluir no atendimento da Lei de Acesso à Informação”, completou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Leia também...