Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/20 às 15h28 - Atualizado em 21/03/20 às 15h28

Secec e BRB formalizam linhas de crédito para agentes culturais

COMPARTILHAR

Segmento será beneficiado com condições especiais para garantir as produções artísticas

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e o Banco de Brasília (BRB) assinaram, nesta sexta-feira (20), o termo de cooperação que formaliza o compromisso das instituições para apoiar os agentes culturais afetadas pelos impactos econômicos decorrentes da pandemia global do Covid-19. Entre as ações está o BRB Cultura, programa de crédito com condições especiais e facilitadas para o setor.

 

O objetivo do auxílio é atenuar os prejuízos sofridos pela classe devido à suspensão das atividades culturais, atendendo às determinações do governador Ibaneis Rocha em consonância com as medidas adotadas em todo o mundo como forma de prevenir o contágio do novo coronavírus.

 

O BRB Cultura se desdobra em três linhas de crédito. A primeira linha negociada será voltada ao microempreendedor e outras duas serão destinadas a produtores de grande porte, sem limite máximo, com prazos e carências diferenciados.

 

Poderão acessar as linhas de crédito agentes culturais de todo o Distrito Federal que comprovarem vínculo com o setor cultural pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), vinculada ao setor cultural, no caso de Pessoas Jurídicas, ou pelo Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac), emitido pela Secec para as Pessoas Físicas.

 

A iniciativa é mais uma demonstração do comprometimento do GDF com a comunidade artística, em momento difícil para todos os empreendedores. “Os agentes culturais estão atravessando talvez a pior crise de sua história. Nós estamos trabalhando para atenuar esse sofrimento”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues.

 

“Todo o governo está mobilizado para atravessarmos este momento com o menor impacto possível. Nossa expectativa é que nos próximos dias possamos trazer ainda mais novidades para impulsionar o segmento”, concluiu ao informar, ainda, que há o compromisso do BRB em lançar um edital de R$ 750 mil para pequenos empreendedores culturais.

 

Agentes culturais interessados nas linhas devem contatar o BRB pelo 61 3322-1515.