Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/19 às 17h51 - Atualizado em 15/10/19 às 17h51

Secec discute com produtores culturais agenda para 2020

COMPARTILHAR

Na tarde de segunda-feira (14), o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) Adão Cândido recebeu produtores culturais responsáveis por realizar eventos consolidados no DF. O encontro teve como pauta a discussão de mecanismos de fomento do Governo local.

 

Participaram da reunião o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro, além de dos produtores culturais, Reinaldo Gomes e André Noblat do Festival Coma, Miguel Galvão do Picnik, Pedro Afonso do Capital Moto Week e Ana Paula Rocha do Gamecon. Na oportunidade, a comitiva trouxe uma série de questionamentos acerca dos recursos disponíveis e questões técnicas sobre o acesso à Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

 

O grupo expôs a necessidade da elaboração de um calendário anual de eventos, a fim de facilitar até mesmo a captação de recursos junto a empresas. Eles também ponderaram a possibilidade de realizar benfeitorias nos equipamentos culturais como contrapartida aos apoios recebidos.

 

Segundo eles, esta é uma chance interessante para pleitear a realização de produções culturais junto ao Governo do Distrito Federal. Para isso, eles solicitaram ao secretário um inventário dos equipamentos, relacionando as prioridades das reformas necessárias nos espaços.

 

De acordo com o secretário Adão Cândido, estar próximo aos produtores é fundamental para desenvolver a indústria cultural do DF. Ele explicou que a LIC é um instrumento muito importante para a Economia Criativa da capital, e tem muito potencial quando unido a outros meios. “Conhecer como funciona cada um dos mecanismos, como o Fundo de apoio á cultura e os Termos de fomento, fará com que todo esse universo se expanda. Por isso a Secec tem investido em capacitações sobre o tema”, disse.