Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/20 às 11h17 - Atualizado em 5/09/20 às 11h56

Secec amplia em 50% alcance de possíveis beneficiários da Lei Aldir Blanc

COMPARTILHAR

Texto e edição Ascom/Secec

Colaborou Thaline Hellen

 

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal abriu oficialmente nesta sexta-feira (04.09) a Linha Direta Aldir Blanc, para que os trabalhadores e trabalhadoras da cultura possam tirar dúvidas sobre o processo de cadastramento e dúvidas da Lei 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc em homenagem ao compositor de “O Bêbado e O equilibrista”, morto em maio por complicações da Covid-19.

 

 

 

Quem tiver dúvidas podem mandar diretamente perguntas pelo e-mail: escuta.aldirblanc@cultura.df.gov.br ou pelo WhatsApp 61 99254-9054. Além da Linha Direta, a Secec lançou a Cartilha Aldir Blanc – Linha 1 e o vídeo passo a passo do cadastramento da Linha 1.

 

 

Assista ao vídeo passo a passo do Cadastro 1

 

 

 

Baixa aqui a CARTILHA ALDIR BLANC LINHA 1

 

“Todos esses instrumentos de comunicação visam disseminar a informação desse crucial auxílio emergencial, que nasceu do clamor da classe artística em plena pandemia”, destacou o secretário-executivo Carlos Alberto Jr, que coordena o Grupo de Trabalho Aldir Blanc, formado por servidores da Secec e em atividade desde que a lei foi promulgada, em 29 de junho de 2020.

 

Leia mais:

Secec alerta sobre fake news acerca da Aldir Blanc

 

Secec abre consulta pública para a Lei Aldir Blanc

 

Em Live, Secec anuncia portaria para aplicação da Lei Aldir Blanc

 

Secec inicia nesta quarta-feira (19.08) o cadastramento da Aldir Blanc

 

Secec cria Comitê Consultivo que discutirá Lei Aldir Blanc

 

CADASTROS CRUZADOS

Todos esses instrumentos de comunicação estão sendo difundidos pelo mailing Aldir Blanc (50 mil disparos mensais) depois de um extensivo trabalho de cruzamento de dados a partir de cadastros homologados da Secec (como o Cadastro de Ente e Agente Cultural/CEAC, o Sistema de Cultura/Siscult e o Mapa das Nuvens) com de movimentos da sociedade civil.

 

“Quando juntamos todos esses cadastros, chegamos a 23 mil e-mails, após cruzamento, ficamos com aproximadamente 11 mil consolidados. Tivemos um crescimento de 50% em relação ao alcance que tínhamos antes com os cadastros homologados. Isso aumenta a nossa capacidade de chegar aos beneficiários que não estão visíveis à Secretaria. Agradecemos a todos agentes culturais que colaboraram nessa ação conjunta”, aponta Carlos Alberto Jr.

 

Cadastros trabalhados pela Secec:

 

1 CEAC (Secec)

2 Siscult (Secec)

3 Mapa das Nuvens (Secec)

4 Casa do Cantador (Secec)

5 Complexo Cultural de Planaltina (Secec)

6 Complexo Cultural de Samambaia (Secec)

7 Mapeamentos de Terreiros do Distrito Federal (UnB)

8 LGBTQI+ (enviado pela produtora Dayse Hansa)

9 Circos (enviado pela artista circense Joici Portugal)

10 Técnicos e assistentes (enviado pelo Movimento Backstage)

11 Gerentes de Cultura das Regiões Administrativas (coletados pela assessora de Mobilização e Políticas Culturais, Sol Montes)

12 Artistas Técnicos Passoarte/Cedoarte (enviado pelo ator Marcelo Pelúcio)

13 Espaços Culturais (enviado por Suyan de Mattos)

14 Associação de Músicos e Artistas Populares do DF e Entorno (Asmap)

 

CAMINHOS ABERTOS

 

 

Até 31 de dezembro, os cadastros seguem abertos para inscrições da Lei Emergencial Aldir Blanc (14.017/2020). São dois cadastros: o da Linha 1 (pessoa física) e o da Linha 2 (espaços culturais, circos, coletivos, microempresas do segmento, etc.).

 

O Distrito Federal receberá R$ 36,9 milhões que serão aportados nas três linhas previstas na Lei de auxílio emergencial.
1. Pessoa Física
2. Espaços culturais, coletivos, microempresas de teatro, circos, etc.
3. Editais (com 20% do valor)

 

Inscreva-se aqui

 

Cadastro 1  – Pessoa Física

 

Caso queira preencher o formulário sem a versão online, baixe o documento Formulário Linha 1- Lei Aldir Blanc – Versão Final e envie assinado para o e-mail: cadastros.df.leialdirblanc@gmail.com com os respectivos documentos anexados.

 

Cadastro 2 – Empresas, coletivo, espaços.

 

Caso queira preencher o formulário sem a versão online, baixe o documento Formulário Linha 2- Lei Aldir Blanc – Versão Final e envie assinado para o e-mail: cadastros.df.leialdirblancgmail.com com os respectivos documentos anexados.

 

Atenção:

É fundamental que o beneficiário se cadastre na unidade da Federação onde resida. Nesses cadastros do DF, os beneficiários precisam estar residindo aqui.

 

Para mais informações da Lei Aldir Blanc, acesso o nosso hot site.

 

Solicitamos também que acompanhem as nossas redes oficiais:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br