Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/13 às 19h28 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Alunos da rede pública visitam o Catetinho

COMPARTILHAR

Cerca de 80 alunos, do Centro de Ensino Fundamental 01 do Núcleo Bandeirante, trocaram hoje (24/04) a sala de aula por uma visita ao Museu do Catetinho. É o programa educativo “Visite o Catetinho” com a peça teatral – Palácio de Tábuas.

A peça propõe uma viagem no tempo até a primeira construção da cidade – a residência oficial de JK em Brasília. A ação tem a finalidade de propiciar cultura às crianças e aos adolescentes por meio de projetos inovadores de educação patrimonial. Atores caracterizados com personagens à época da construção de Brasília recriam a biografia do plano de metas de Juscelino Kubitscheck, a construção do Palácio de Tábuas, além de curiosidades sobre o inicio da Capital.

A interatividade é grande. Há momentos que os discentes participam ativamente do espetáculo teatral, recriando a história em uma disputa de rappers, visitando as dependências do Catetinho e conhecendo a fonte d’água que deu origem a canção “água de beber” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Para a Secretária Adjunta da Secretaria de Educação, Maria Luiza, a peça é a união de aprendizado e lazer. “Acredito profundamente nesta ação educativa, será um momento rico para os alunos da SEDF que além de se divertir poderão refletir a informação que lhes foi passada”, afirmou Maria Luiza.

Ao final da apresentação, o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, falou com os estudantes sobre cultura e educação. “Quem lida com cultura trabalha sempre com duas palavras: memória e invenção”. Isso que vocês estão vivendo é uma oportunidade de conhecer a história e as raízes da aventura prodigiosa da construção dessa cidade em que vivem”, disse Hamilton que encerrou como poeta Pedro Tierra.

“Queria lembrá-los que tem um grupo de candangos que veio do Piauí e neste estado é produzida uma belíssima renda. E em homenagem a uma dessa rendeiras escrevi um poema que quero deixar para vocês que se chama “A Trama”, finalizou o Secretário.

Os alunos saíram entusiasmados com a visita. Isabela Souza, aluna da 7º série do CEF 01 do Núcleo Bandeirante aprovou a aula fora da escola”. Achei o máximo. Aprendi que o Brasil não era nada antes de JK ajudar na construção de Brasília”, concluiu a estudante.

Visite o Catetinho é um projeto da Tríade Patrimônio, Turismo e Educação contemplado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Destinado a alunos da escola pública, a previsão, é que em 2013 sejam atendidos, aproximadamente, 10 mil estudantes que recebem lanche e transporte gratuitamente.

Leonardo Hernandez, Subsecretário de Fomento da Secult –DF acredita que projetos desta estrutura reúne aspectos culturais importantes. “Estamos formando emprego e renda de vários artistas envolvidos no projeto e fazendo formação de plateia dos estudantes das escolas públicas. Há duas funções grandes aqui: uma do ponto de vista da educação patrimonial e a experiência do teatro. Para o FAC a politica fica completa fomentando a atividade artística, estamos preservando o patrimônio, criando uma educação patrimonial e formando plateia. É um projeto que abrange vários aspectos da politica publica de cultura.”, explicou o Subsecretário.

As apresentações de “Visite o Catetinho”, acontecem todas as quartas, no horário matutino e vespertino. Escolas interessadas podem agendar sua visita pelo e-mail visite.catetinho@triadepatrimonio.com.br

Saiba mais sobre o assunto.