Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/17 às 17h58 - Atualizado em 13/11/18 às 14h50

Sai resultado preliminar de organização parceira para o Festival de Brasília

COMPARTILHAR

A Secretaria de Cultura divulga hoje (20/3) resultado preliminar de chamamento público para seleção de organização da sociedade civil que será parceira da administração pública para a realização das próximas duas edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A fase recursal começa na terça (21/3).

Confira aqui o resultado

Este processo representa um avanço na gestão do Festival de Brasília, uma vez que amplia a transparência e a participação social na realização do evento. O chamamento público recebeu propostas de organizações da sociedade civil que podem contribuir na produção do festival, por meio de Termo de Colaboração. Assim, a organização parceira estará habilitada a buscar recursos de patrocínio direto ou incentivado, de modo a diminuir o investimento público.

O edital escolherá a organização que desempenhará este papel fundamental para uma aproximação entre poder público e sociedade para as duas próximas edições, pelo valor de referência de R$ 2,5 milhões cada uma.

Com a recente regulamentação distrital do Marco Regulatório da Sociedade Civil (MROSC), Lei 13.019/2014, parcerias como esta com organizações não governamentais ganharam maior segurança jurídica, com menor burocracia e maior eficiência na execução de políticas públicas. “Assim, vamos garantir a transparência do processo, além de aumentar a participação social”, defendeu Reis.

Com a escolha da organização, novas propostas devem surgir no processo. Por meio de diálogos constantes com o setor de audiovisual da cidade, a Secretaria de Cultura avalia melhores formatos para mostras, oficinas, seminários e para aumentar o vínculo do evento com estudantes de audiovisual. “Também queremos levar o festival para outras regiões administrativas, para fortalecer e disseminar a discussão sobre cinema.”