18/07/17 às 15h48 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Resultado do FAC Áreas Culturais e Regionalizado

Secretaria de Cultura apoia 437 projetos culturais com R$ 35 milhões

A Secretaria de Cultura divulga o resultado final dos últimos dois editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) de 2016. Foram 326 projetos contemplados no FAC Áreas Culturais e no FAC Regionalizado. Ao todo o bloco com quatro editais do FAC 2016 distribuirá R$ 35 milhões para incentivar 437 projetos culturais em todo o Distrito Federal, nas mais diversas linhas de atuação.

O inédito edital FAC Regionalizado contempla projetos artísticos e culturais apresentados e realizados por artistas locais de diversas regiões administrativas do DF. “Este foi um dos maiores avanços na gestão dos recursos do FAC. Pela primeira vez contemplaremos artistas que poderão fortalecer a cena artística da própria região onde moram, descentralizando o investimento em cultura, historicamente concentrado em atividades no Plano Piloto”, reconhece o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Mais tradicional linha de apoio do FAC, o edital de Áreas Culturais é estruturado em torno das diversas linguagens artísticas: artes visuais, fotografia, artesanato, circo, cultura popular, dança, design e moda, livro e leitura, música, ópera, patrimônio, radiodifusão e teatro. Só através deste edital são contemplados 238 projetos com mais de R$ 20 milhões.

Para Guilherme Reis, é de extrema importância o FAC contemplar projetos regionalizados e transversais, em diálogo com outras áreas. “Este bloco de editais representa um dos maiores avanços de política pública para a cultura no Distrito Federal, uma vez que amplia acesso de artistas aos mecanismos de fomento do Estado”.

Diálogos culturais

Com uma seleção realizada por meio de pareceristas especializados, a Secretaria de Cultura confere mais qualificação ao processo de julgamento e, consequentemente, ao investimento de recursos públicos. Para aperfeiçoar ainda mais esse modelo, a pasta realizou uma série de Diálogos Culturais, divididos por áreas de interesse, como forma de agregar mais avanços para os próximos editais do Fundo de Apoio à Cultura.

O FAC Regionalizado, por exemplo, é fruto desse processo de escutas da sociedade. “O resultado deste edital mostra o quanto conseguimos avançar em termos de ampliar de forma estratégica o alcance das políticas culturais e dos mecanismos de fomento do Estado”, reconhece o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, Thiago Rocha.

Os pareceres das análises dos recursos pelo Conselho de Cultura, referente aos Editais FAC Regionalizado e FAC Áreas Culturais, estarão disponíveis para consulta no FAC a partir de segunda-feira (24/7).

Confira aqui o resultado final do FAC Regionalizado

Confira aqui o resultado final do FAC Áreas Culturais

Confira aqui o resultado dos outros dos editais Ocupação e Manutenção de grupos e espaços, que já haviam sido divulgados

Áreas Culturais: 239 projetos