3/03/19 às 12h56 - Atualizado em 3/03/19 às 13h01

Sábado de carnaval garante muita animação no Distrito Federal

Mesmo com chuva, não faltaram opções na cidade

O carnaval em Brasília teve diversas opções de folia por toda parte. Mais de 12 eventos apoiados pela Secretaria de Cultura fizeram a festa dos foliões neste sábado (2). Além dos tradicionais blocos, o projeto Carnaval Social levou capacitação e diversão a regiões como Varjão, Estrutural e Samambaia.

A festa começou cedo em Samambaia que, em parceria com a Administração Regional e com a Central Única das Favelas (Cufa), ofereceu oficinas de DJ e cursos de informática, capacitando 85 pessoas.

Quem passou por lá também teve acesso à prestação de serviços do Governo do Distrito Federal, como Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher e Secretaria de Saúde. A tarde, 23 artistas animaram o evento com hip hop, funk, samba e dança.

No Lago Norte, o Carnaval Social também levou atividades à prainha do Varjão. Teve oficina de DJ e um enorme palco com vista para o Lago Paranoá onde diversos artistas de apresentaram durante toda a tarde.

No Plano Piloto, a festa ficou por conta dos bloquinhos. Rejunta Meu Bulcão, no Setor Bancário Norte, atraiu foliões pelo sexto ano seguido. A estrutura montada no local agradou os presentes, que elogiaram a organização.

Para a arquivista Maria Dourado, que curtiu a folia no Bloco Rejunta Meu Bulcão, este ano a festa está com uma estrutura melhor e os ambulantes estão melhor organizados. ” Apesar da chuva, a festa está ótima, estive aqui no setor bancário norte e na praça dos prazeres e tá todo mundo conseguindo curtir tranquilo sem tumultos” conclui.

Na quadra 404 norte, a animação ficou por conta do Concentra Mas Não Sai, com muito samba. No local, famílias, grupos de amigos e muita diversão. A servidora pública Clara Mousinho que saiu pelo segundo ano seguido, destacou a qualidade do bloco. “Aqui é muito animado e seguro. Ficamos felizes em poder trazer nosso bebê com tranquilidade”, disse acompanhada pelo marido, Henrique, e pelo pequeno Pedro, de 3 meses.

O destaque do dia ficou por conta do Babydoll de Nylon, que levou milhares de pessoas ao Setor Carnavalesco do Estádio Nacional, montado pela Secretaria de Cultura. O secretário de Cultura, Adão Cândido, acompanhou a festa junto ao governador em exercício, Paco Britto. Eles conferiram toda a estrutura do local, projetado para receber os blocos de mega-porte, que conta com banheiros, alimentação e serviços do GDF, como Bombeiros, Polícia Militar e Delegacia de Atendimento à Mulher, que reforçou a campanha “Eu sou do Bloco do Respeito”, com alertas para o assédio e importunação sexual.

Cândido destacou a segurança no evento, que teve revista na entrada e cercamento, além da infraestrutura de trânsito para garantir o trânsito dos pedestres. “A organização do bloco foi essencial para que tudo transcorresse com tranquilidade”, afirmou.