Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/20 às 10h55 - Atualizado em 6/05/20 às 11h03

Rolê Cultural visita o Panteão da Pátria

COMPARTILHAR

No segundo passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, mostramos um monumento dedicado à liberdade

 

Quarta-feira é dia de Rolê Cultural. E nesta semana (06), continuaremos o passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, conhecendo o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Esta é a segunda parte da visita que já apresentou o Museu da Cidade e o Espaço Lúcio Costa, que também fazem parte do local. 

O Panteão da Pátria, projetado por Oscar Niemeyer em formato de pomba, abriga o Livro de Aço de aço dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros e brasileiras que defenderam ideais de liberdade e democracia, como Tiradentes. 

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Panteão tem, em sua área externa, a pira da Pátria e da Liberdade, que está sempre acesa e simboliza o fogo da Pátria. 

Internamente, o espaço é composto pelo Salão Vermelho, que homenageia o ex-presidente Tancredo Neves e também traz o Mural da Liberdade, do artista Athos Bulcão, e representa o símbolo do movimento da Inconfidência Mineira.

 

No andar superior, está o Salão Negro, que abriga o Painel da Inconfidência Mineira do artista João Câmara; o Vitral de Marianne Peretti; e, ao centro, o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

 

Vem com a gente conhecer de perto o Panteão da Pátria!

 

O que é o Rolê Cultural?

A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.

 

A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.

O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.

 

Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:

www.cultura.df.gov.br/role-cultural

Facebook: @sececdf

Instagram: @sececdf

Twitter: @sececdf