2/05/17 às 14h40 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Resultado Mérito Cultural FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços 2016

A Secretaria de Cultura iniciou na quinta (27) a divulgação do resultado preliminar de Mérito Cultural dos Editais FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços. Esses editais compõem o segundo bloco do FAC 2016. Ao todo, são mais de R$ 9 milhões investidos em 112 projetos culturais nos dois editais. Destes, 94 projetos foram contemplados no Edital FAC Ocupação, distribuidos nas Categorias de Cultura e Cidadania, Cultura Educa, Cultura nos Parques e Ocupação Cultural de Espaços e Equipamentos Públicos. Pela primeira vez o edital estimulou realização de projetos culturais no âmbito da valorização do patrimônio cultural, do meio ambiente, direitos humanos e educação.

“É muito importante uma visão da política pública de Cultura integrada com outras áreas e um FAC atento às demandas não só da comunidade fazedora de Cultura mas da população do DF como um todo”, destaca Guilherme Reis, secretário de Estado de Cultura.

Por sua vez, o FAC Manutenção de Grupos e Espaços contemplou 18 projetos de Grupos Artísticos e Espaços Culturais do DF. Este edital possui um grande diferencial, uma vez que garante, aos grupos ou espaços contemplados, aporte de recursos durante dois anos consecutivos para manutenção e desenvolvimento de suas atividades.

O secretário ressaltou a importância da contribuição do FAC na sustentabilidade do trabalho de coletivos e espaços culturais – “O apoio continuado aos grupos e espaços independentes é fundamental para o fortalecimento da cena cultural do Distrito Federal e estímulo à economia da cultura”.

O resultado de Mérito Cultura dos Editais FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços foi publicado no Diário Oficial do DF nesta terça-feira (2). Após a publicação do resultado preliminar do mérito, abre o prazo de recurso de 10 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil posterior à publicação (03/05), quando também serão disponibilizados para consulta junto ao FAC os pareceres de análise de mérito cultural. Os proponentes podem apresentar até dia 12 de maio recursos fundamentados e específicos ao Plenário do Conselho de Cultura do Distrito Federal. Não é possível acrescentar quaisquer documentos, nem questionar notas sem fundamentação objetiva.

Até o final de maio está previsto o anúncio dos resultados dos editais FAC Áreas Culturais e FAC Regionalizado. E já em junho deve se iniciar o lançamento dos novos Editais 2017.

Veja aqui os resultados