7/07/17 às 14h08 - Atualizado em 13/11/18 às 15h07

Resultado final do FAC Ocupação e Manutenção

Análise recursal dos editais Regionalizado e de áreas culturais será concluída na próxima semana

A Secretaria de Cultura divulga o resultado final dos editais FAC Ocupação e FAC Manutenção de Grupos e Espaços, após análise dos recursos. Esses editais compõem o segundo bloco do FAC 2016. Ao todo, são R$ 9 milhões investidos em 112 projetos culturais nos dois editais. Destes, 93 projetos foram contemplados com R$ 4,6 milhões no Edital FAC Ocupação, distribuidos nas Categorias de Cultura e Cidadania, Cultura Educa, Cultura nos Parques e Ocupação Cultural de Espaços e Equipamentos Públicos. Pela primeira vez o edital estimulou realização de projetos culturais no âmbito da valorização do patrimônio cultural, do meio ambiente, direitos humanos e educação.

“É muito importante uma visão da política pública de Cultura integrada com outras áreas e um FAC atento às demandas não só da comunidade fazedora de Cultura mas da população do DF como um todo”, destaca Guilherme Reis, secretário de Estado de Cultura.

Por sua vez, o FAC Manutenção de Grupos e Espaços contemplou 18 projetos de Grupos Artísticos e Espaços Culturais do DF. Este edital possui um grande diferencial, uma vez que garante, aos grupos ou espaços contemplados, aporte de recursos durante dois anos consecutivos para manutenção e desenvolvimento de suas atividades, com um total de R$ 4,3 milhões.

O secretário ressaltou a importância da contribuição do FAC na sustentabilidade do trabalho de coletivos e espaços culturais – “O apoio continuado aos grupos e espaços independentes é fundamental para o fortalecimento da cena cultural do Distrito Federal e estímulo à economia da cultura”.

O resultado final dos editais FAC Regionalizado e FAC Áreas Culturais será divulgado na próxima semana, após finalização das análises recursais. Ainda neste mês está previsto o lançamento do edital de Audiovisual do FAC 2017. Quanto ao bloco de editais 2017 que compreendem as demais linguagens, está aberta consulta pública on-line para receber sugestões e ainda programada uma série de Diálogos Culturais para cada área.

Confira aqui o resultado do FAC Ocupação

Confira aqui o resultado do FAC Manutenção de Espaços e Grupos