Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/13 às 11h45 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Representantes das escolas de samba aprovam os avanços no carnaval do DF

COMPARTILHAR
Durante encontro com o governador Agnelo Queiroz, presidentes das agremiações agradeceram o repasse antecipado de recursos e a mudança do local da festa

As medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal para a realização do carnaval 2013 foram aprovadas pelas agremiações brasilienses. No início da tarde desta segunda-feira (18), o governador Agnelo Queiroz e o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, receberam o presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Brasília (Uniesb), Geomar Reis Pará, e os representantes das escolas de samba do Distrito Federal. O clima foi de comemoração e de agradecimento pelo apoio do governo.

“Os desfiles apresentados neste ano, realmente, engradeceram o nosso carnaval. Foi um evento de muita qualidade técnica e de paz. Além do retorno das apresentações ao centro de Brasília, que facilitou a participação de pessoas de todo o Distrito Federal, também obtivemos redução substancial no número de ocorrências”, destacou o governador.

“Isso foi possível porque, pela primeira vez em 50 anos, o governo empenhou os recursos para o carnaval no exercício anterior”, ressaltou o secretário de Cultura. “A parcela, liberada em dezembro de 2012, foi importante para o crescimento das escolas de samba. E a estrutura foi a melhor de todos os anos”, completou Pará, ao lembrar a mudança do local da festa – uma reivindicação antiga das agremiações carnavalescas.

O governador acrescentou que o setor público é um investidor do carnaval, responsável por dar as condições mínimas e necessárias para que a festa aconteça. A expectativa é que, com o fortalecimento do evento em Brasília, o setor privado se envolva na realização da folia e passe a patrocinar as escolas. “Estamos criando as condições para dar um grande salto e a cultura é um fator fundamental para o desenvolvimento de uma identidade e também da cidade”, avaliou.

Valorização do carnaval – Durante o encontro, Agnelo Queiroz reforçou o compromisso de continuar trabalhando para que as escolas tenham suas sedes fixas. “Agora, vamos partir para uma nova fase. O governo vai concentrar esforços para regularizar os terrenos das agremiações e criar novos espaços para as que não têm”, garantiu o governador.

Segundo ele, também está prevista a criação de um espaço definitivo, que pode ser uma arena multiuso, para o desenvolvimento das atividades carnavalescas durante o ano inteiro. A proposta é que as agremiações ofereçam cursos de qualificação nas áreas da Educação, como aulas com instrumentos musicais, e também na confecção dos carros alegóricos.

Também participaram do encontro, os presidentes da Acadêmicos da Asa Norte, Robson Farias; da Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), Márcio Coutinho; Bola Preta de Sobradinho, José Candido. As três escolas conquistaram o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, e levaram os troféus para mostrar ao governador.

Fonte: Agência Brasília
Foto: Roberto Barroso