Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/20 às 15h56 - Atualizado em 23/07/21 às 15h39

Rádio Cultura FM – 100,9

COMPARTILHAR

Ascom/Secec

21.7.21

14:00:00

 

Há 33 anos no ar, a Rádio Cultura FM cumpre duas nobres missões. A primeira delas é a de transmitir uma programação de qualidade, com informação e música, ao ouvinte do Distrito Federal e Entorno. A outra é a de manter-se no ar 24 horas, de domingo a domingo.

 

Hoje, opera no primeiro andar ou mezanino do Espaço Cultural Renato Russo e tem o seu transmissor localizado no Anexo do Buriti, com capacidade para 8kw,potência mais que suficiente para cobrir todo Distrito Federal e Entorno, a Rádio Cultura entra em fase de modernização.

 

 

Ouça a Rádio Cultura FM (Play)

 

 

Leia mais

Rádio Cultura é revitalizada

Edital da Cultura FM é prorrogado até 26.7 

Rádio Cultura transforma temas de política pública em linguagem ágil

 

OBJETIVO

Marina Gadelha

Neste segundo semestre

 

Walter Silveira

 

Enquanto meio de comunicação público tem por objetivo prestar serviços informativos, artísticos, educativos e culturais a comunidade e garantir a pluralidade e a diversidade cultural do Distrito federal. Os transmissores da rádio continuam operando do Anexo do Buriti, irradiando numa potência de 8KW. O sinal alcança a todo o DF e também o Entorno. Desde 2019, é dirigida por Walter Silveira que tem uma larga experiência em rádio e sistema de difusão. Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com passagens pelas públicas TV Cultura, TVE do Rio e TV Brasil, além de outras do segmento comercial, Walter aposta no veículo que fala para os formadores de opinião do DF numa linguagem que resistiu à televisão e encontrou, fortalecida, seu nicho na própria internet.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação da Cultura FM alinha um conteúdo produzido pelos profissionais da emissora e a veiculação de programas colaborativos que dialoguem com perspectiva de pluralidade e diversidade, buscando atender a missão de uma rádio pública que é difundir, irradiar e produzir cultura, educação, cidadania, entretenimento, informação de qualidade e prestação de serviços, buscando atingir um público cada vez mais amplo da nossa sociedade.

 

Para ver programação completa, clique aqui!

 

foto: Marina Gadelha

Uma emissora pública de importância fundamental na formação cultural da cidade. Muitos artistas de Brasília que fizeram sucesso nacional apareceram pela primeira vez na 100,9.  Foi o caso de Ellen Oléria, que ouviu uma música de sua autoria tocar pela primeira vez na Cultura quando fazia o trajeto Ceilândia-Plano Piloto, e da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que fez graça no estúdio muito antes de lotar estádios e ginásios de Norte a Sul do país. Neste momento, a Rádio Cultura segue com um edital de voluntários para selecionar novos conteúdos para a programação até 26.7.

 

 

JORNALISMO

 

Na grade de programação da Cultura FM, estão programas de cunho local, nacional e internacional, programação jornalística, apoio cultural, spots educativos, entrevistas com artistas e produtores, além de programas colaborativos, veiculados gratuitamente.

 

 

PROGRAMAS

 

“Políticas públicas de um jeito que você entende”. Com essa vinheta, a Cultura FM 100,9 Mhz, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), anuncia o interprograma “Descomplica Cultura”, um dos destaques da atual programação na emissora, que virou série de “podcasts”.

 

PLAY DESCOMPLICA CULTURA

 

Criado em abril de 2019, o “Descomplica Cultura” propõe-se a orientar artistas e trabalhadores e trabalhadoras do setor sobre iniciativas de políticas públicas para a produção de arte e entretenimento.

 

O “Descomplica”, de periodicidade variável e duração de até 20 minutos, desdobra-se para atender a demandas mais amplas, como, recentemente, a de esclarecer aspectos da Lei Aldir Blanc, de auxílio aos fazedores de cultura – que mereceu duas edições –, elucidar aspectos legais de direitos autorais, explicar, por exemplo, a diferença entre patrimônio material e imaterial ou mergulhar nos números da economia criativa, importante motor da atividade empresarial no DF.

 

 

HISTÓRIA

 

A Rádio Cultura foi criada em 1988, sendo sua primeira transmissão realizada do Anexo do Palácio do Buriti, onde ficavam localizados os estúdios e transmissores. Depois o Estúdio foi transferido para o Teatro Nacional onde permaneceu até o final do ano de 2010, mudando para uma estrutura mais adequada no primeiro andar ou mezanino do Espaço Cultural 508 Sul.

 

Com transmissor que foi recuperado em 2019, operando com 8KW.

 

Em julho de 2021, iniciou-se processo de revitalização da Rádio Cultura FM com a troca do software e a contratação de empresa para manutenção 24 horas.

 

A revitalização da Rádio Cultura é um processo estrutural. Trata-se da virada tecnológica, aquisição de mobiliários, suporte e capacitação de mão de obra. A Secec acaba de celebrar um contrato de manutenção técnica preventiva para a Rádio Cultura. Em setembro, vai adquirir novos equipamentos para os estúdios, como microfones, caixas de som, mesas de áudio, além de mobiliário adequado para a redação, estúdios e salas de administração, produção e diretoria.

 

Há ainda um processo de contratação de locutores e operadores e um chamamento de servidores do GDF nas áreas de radiodifusão e jornalismo para recomposição funcional do veículo.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Leia também...